Repositório Institucional do IFRS - Página Inicial

Smart Consumidor - sistemas de monitoramento e atualização das preferências do consumidor alvo de cervejas artesanais

Show simple item record

dc.contributor.advisor Pereira, Marcelo Luiz pt_BR
dc.contributor.author Erichsen, Guilherme pt_BR
dc.contributor.author Ballestrin, Rogério pt_BR
dc.date.accessioned 2021-09-29T17:37:10Z pt_BR
dc.date.available 2021-09-29T17:37:10Z pt_BR
dc.date.issued 2021 pt_BR
dc.identifier.uri https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/413 pt_BR
dc.description.abstract O Brasil figura entre os dez maiores mercados consumidores de cerveja do mundo, com mais de 1200 cervejarias ativas, sendo a maioria pequenas produções artesanais. Entre os problemas enfrentados por essas fábricas estão a dificuldade de controle de seus processos produtivos, o distanciamento do consumidor final e a agilidade necessária para adaptar seus produtos ao feedback do público-alvo. Além disso, há o desafio de encontrar o cliente e fidelizá-lo, propiciando constância na vazão do estoque e previsibilidade da capacidade produtiva, atendendo às exigências individuais do seu nicho de consumidores. Utilizando conceitos de indústria 4.0, marketing de relacionamento e técnicas de mapeamento de perfil de consumo, este trabalho apresenta uma forma de relacionar as informações para o desenvolvimento e aprimoramento dos produtos, controle de qualidade e da aceitação de produtos no mercado e mapeamento de demanda por perfil de público, assim como propor um meio de comunicação individualizado para aproximar e criar relacionamento entre o consumidor e pequenas cervejarias de produção artesanal. Para isso, o método proposto correlaciona a experiência do consumidor não somente com a marca e a receita da cerveja, mas também com a batelada específica da garrafa que está sendo consumida. A estruturação do plano de projeto viabilizará uma visão global das conexões entre o mercado e a produção através das tecnologias disponíveis, definirá um roteiro e seus pré-requisitos, o que permitirá maior chance de sucesso com a redução de incertezas. Por fim, são apresentados editais de fomento que podem viabilizar esta proposta. pt_BR
dc.format.mimetype application/pdf en
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Cervejarias pt_BR
dc.subject pt_BR
dc.subject Marketing de relacionamento pt_BR
dc.title Smart Consumidor - sistemas de monitoramento e atualização das preferências do consumidor alvo de cervejas artesanais pt_BR
dc.type Artigo pt_BR
dc.type Trabalho de conclusão de especialização pt_BR
dc.degree.level Especialização pt_BR
dc.degree.local Canoas pt_BR
dc.degree.department Campus Canoas pt_BR
dc.degree.specialization Especialização em Gestão de Projetos e Inovação pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
123456789413.pdf 559.3Kb PDF View/Open Texto completo

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account