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A cultura maker no IFRS: um olhar da gestão sobre a implementação do Lab IFMaker

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dc.contributor.advisor Camargo, Edson Carpes pt_BR
dc.contributor.author Pereira, Marcelo da Silva pt_BR
dc.date.accessioned 2021-09-03T00:49:03Z pt_BR
dc.date.available 2021-09-03T00:49:03Z pt_BR
dc.date.issued 2021 pt_BR
dc.identifier.uri https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/411 pt_BR
dc.description.abstract A cultura maker tem se apresentado como um potencial de inovação no ambiente escolar. Exemplo disto, foi o edital 35/2020 do Ministério da Educação, o qual previa apoiar a criação de Lab IFMaker nas unidades acadêmicas da Rede Federal. Este estudo tomou como lócus o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) nos campi de Bento Gonçalves, Ibirubá e Osório, que foram contemplados com a implantação de laboratórios maker, através do referido edital, pautado no percurso metodológico na pesquisa exploratória qualitativa a partir da aplicação de entrevistas semiestruturadas com os/as respectivos/as gestores/gestoras. O objetivo do estudo foi analisar os motivadores e as contribuições da implementação do Lab IFMaker e sua relação com o desenvolvimento de uma cultura maker num instituto federal. Lançando, assim, um olhar da gestão escolar com base nos princípios disruptivos da cultura maker, em consonância com a concepção democrático-participativa, no desenvolvimento de um espaço educacional inovador e provocativo. O campo teórico esteve pautado nos escritos de Anderson (2006, 2016), Clay e Phillips (2015), Hatch (2013) e Libâneo (2012). Os achados deste estudo nos remetem às contribuições do movimento maker na educação, desenvolvedor de empreendedorismo educacional, de gestões escolares democráticos-participativas, chave para inovações e assim realizar mudanças culturais capazes de provocar alterações curriculares no interior das escolas. pt_BR
dc.description.abstract The maker culture has emerged itself as a potential innovative field in the school environment. An example of this, it is the public notice 35/2020 of the Ministry of Education, which depicted the creation and support of the Lab IFMaker in the Federal Academic Units. This study took the Federal Institute of Rio Grande do Sul (IFRS) as its locus on the Bento Gonçalves, Ibirubá and Osório campuses, which were contemplated with the implementation of maker Laboratory through the previously mentioned public notice guided by the methodological path in qualitative exploratory research based on the application of semi-structured interviews with their respective managers. The purpose of the study is to analyze the IFMaker Laboratory and its relation to the development of maker culture in a Federal Institute. Thus, promoting a scrutiny at school management based on the descriptive principles of the maker culture in accordance with the democratic-participative conception in the development of an innovative and provocative educational space. The theoretical field is based on the writings of Anderson (2006, 2016), Clay and Philips (2015), Hatch (2013) and Libâneo (2012). The findings of this study lead us to the contributions made by the maker movement in education, the developer of educational entrepreneurship of democratic – participatory school managements, key to innovations and thus making cultural changes capable of causing curricular changes in schools. en
dc.format.mimetype application/pdf pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Gestão escolar pt_BR
dc.subject Faça você mesmo pt_BR
dc.subject Empreendedorismo pt_BR
dc.subject Inovação pt_BR
dc.title A cultura maker no IFRS: um olhar da gestão sobre a implementação do Lab IFMaker pt_BR
dc.type Trabalho de conclusão de especialização pt_BR
dc.degree.grantor Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul pt_BR
dc.degree.level Especialização pt_BR
dc.degree.date 2021 pt_BR
dc.degree.local Feliz, BR-RS pt_BR
dc.degree.department Campus Feliz pt_BR
dc.degree.specialization Especialização em Gestão Escolar pt_BR


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