Repositório Institucional do IFRS - Página Inicial

Comunicação informal: modos de escuta da gestão escolar

Show simple item record

dc.contributor.advisor Camargo, Edson Carpes pt_BR
dc.contributor.author Schneider, Letícia pt_BR
dc.date.accessioned 2021-08-11T00:53:55Z pt_BR
dc.date.available 2021-08-11T00:53:55Z pt_BR
dc.date.issued 2020 pt_BR
dc.identifier.uri https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/397 pt_BR
dc.description.abstract O propósito desta pesquisa é investigar se os gestores, de uma escola específica, possuem estratégias de comunicação formal e/ou informal. Percebendo a importância da comunicação dentro de um ambiente escolar; e de que maneira isto influencia no convívio diário dos servidores, relacionando as informações práticas com as teorias explicitadas por pesquisadores da área. Esta pesquisa traz a temática para a gestão escolar, tendo em vista, as práticas observadas durante a vida profissional da autora da mesma. Como processo de pesquisa, optou-se pelo estudo de caso, tomando como lócus uma instituição de ensino infantil localizada na região da Serra Gaúcha, constituída por 120 estudantes e 13 professores/auxiliares. de Hoy (2015), Ferreira (2004), Flatley; Rentz; Lentz (2015), Lück (2009), Lima (2015), dentre outros, os quais abordam a área de gestão organizacional e gestão democrática. Os dados empíricos foram coletados por meio de uma entrevista com os gestores e um questionário online para os demais colaboradores da escola. Os resultados apontaram que a gestão pesquisada acredita ter uma democracia instaurada, mas, isto nem sempre é percebido pelos colaboradores. pt_BR
dc.description.abstract The purpose of this research is to investigate whether the managers of a specific school have formal and / or informal communication strategies. Realizing the importance of communication within a school environment; and how this influences the daily life of the servants, relating the practical information with the theories explained by researchers in the field. This research brings the theme to school management, in view of the practices observed during the author's professional life. As a research process, the case study was chosen, taking as a locus a child education institution located in the Serra Gaúcha region, consisting of 120 students and 13 teachers / assistants. de Hoy (2015), Ferreira (2004), Flatley; Rentz; Lentz (2015), Lück (2009), Lima (2015), among others, which address the area of organizational management and democratic management. Empirical data were collected through an interview with the managers and an online questionnaire for the other school employees. The results showed that the surveyed management believes that democracy is in place, but this is not always perceived by employees. en
dc.format.mimetype application/pdf pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Comunicação pt_BR
dc.subject Comunicação nas organizações pt_BR
dc.subject Gestão escolar pt_BR
dc.title Comunicação informal: modos de escuta da gestão escolar pt_BR
dc.type Trabalho de conclusão de especialização pt_BR
dc.degree.grantor Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul pt_BR
dc.degree.level Especialização pt_BR
dc.degree.date 2020 pt_BR
dc.degree.local Feliz, BR-RS pt_BR
dc.degree.department Campus Feliz pt_BR
dc.degree.specialization Especialização em Gestão Escolar pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
123456789397.pdf 444.0Kb PDF View/Open Texto completo

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account