dc.contributor.advisor |
Camargo, Edson Carpes |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Fritsch, Camila Elis |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2021-08-09T23:10:20Z |
pt_BR |
dc.date.available |
2021-08-09T23:10:20Z |
pt_BR |
dc.date.issued |
2020 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/396 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente estudo refere-se à formação permanente dos atores sociais que atuam nas escolas de educação infantil. É corrente que a formação permanente faz parte do desenvolvimento profissional dos atores sociais que atuam nas escolas e tem por objetivo principal possibilitar reflexões e renovações aos profissionais a respeito da sua prática. Deste modo, a partir de observações cotidianas no contexto da educação infantil, surge uma inquietação: por que a formação permanente dos professores e auxiliares de ensino ocorre em contextos distintos considerando que a prática pedagógica ocorre de maneira conjunta? Nesse sentido, o estudo buscou analisar como a formação permanente oferecida a professores e auxiliares de ensino em uma escola de educação infantil de um município da região do Vale do Caí – RS é percebida pelos atores sociais envolvidos, em especial a gestão desse ambiente escolar. Sendo assim, a pesquisa é pautada nos estudos da educação infantil e da formação de professores a partir dos escritos de Imbernón (2011) e Libâneo (2018). O estudo é caracterizado como pesquisa qualitativa tomando como referência o estudo de caso, para o qual foram realizadas entrevistas semiestruturadas com as duas gestoras da escola, quatro professoras e quatro auxiliares de ensino que atuam nessa escola de educação infantil situada no locus do estudo. As entrevistas foram gravadas em áudio e posteriormente transcritas. A análise se deu a partir de Bardin (2016). Assim, contribuindo com os estudos sobre formação permanente, os resultados apontam que os profissionais entrevistados possuem compreensão acerca da formação permanente e sua importância tanto que procuram fazê-la em sua carreira profissional. Além disso, os envolvidos corroboram com a percepção desse estudo, ou seja, percebem a necessidade de uma formação conjunta dos profissionais envolvidos no cotidiano da educação infantil. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This study refers to the teacher training of social actors who work in early childhood schools. It is common knowledge that teacher training is part of the professional development of social actors working in schools and its main objective is to enable reflections and renewals to professionals regarding their practice. Thus, from daily observations in the context of early childhood education, a concern arises: why does the permanent training of teachers and teaching assistants occur in different contexts considering that the pedagogical practice occurs jointly? In this sense, this study sought to analyze how the permanent training offered to teachers and teaching assistants in a child education school in a municipality in the Vale do Caí region - RS is perceived by the social actors involved, especially the management of this school environment. Thus, this search is based on the studies of early childhood education and teacher training based on the writings of Imbernón (2011) and Libâneo (2018). The study is characterized as qualitative research taking as a reference the case study, for which semi-structured interviews were carried out with the two school managers, four teachers and four teaching assistants who work in this early childhood school located in the study site. The interviews were recorded on audio and later transcribed. The analysis took place from Bardin (2016). Thus, contributing to studies on continuing education, the results indicate that the professionals interviewed have an understanding of continuing education and its importance so much that they try to do it in their professional careers. Also, those involved corroborate the perception of this study, that is, they perceive the need for joint training of professionals involved in the daily routine of early childhood education. |
en |
dc.format.mimetype |
application/pdf |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Professores - Formação |
pt_BR |
dc.subject |
Educação infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Gestão escolar |
pt_BR |
dc.title |
A compreensão da gestão escolar e dos atores sociais da educação infantil sobre o processo de formação permanente |
pt_BR |
dc.type |
Trabalho de conclusão de especialização |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
pt_BR |
dc.degree.level |
Especialização |
pt_BR |
dc.degree.date |
2020 |
pt_BR |
dc.degree.local |
Feliz, BR-RS |
pt_BR |
dc.degree.department |
Campus Feliz |
pt_BR |
dc.degree.specialization |
Especialização em Gestão Escolar |
pt_BR |