dc.description.abstract |
Esta pesquisa tem como enfoque a formação continuada de professores de Matemática da Rede Municipal de Bento Gonçalves-RS ofertada pelo Programa de Educação Tutorial (PET), do IFRS-BG, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SMED). Objetiva analisar potencialidades e possíveis fragilidades dessa formação, a partir das concepções de professores participantes de três edições dos cursos desenvolvidos através do programa, nos anos de 2014, 2015 e 2016. Considerando os objetivos do PET, que enfatizam a necessidade de desenvolver a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e de garantir ao bolsista uma formação integral (estudo e trabalho), mostra-se importante identificar se as profissionais da educação que participam da formação continuada tomam a mesma como um vetor para qualificação da sua prática docente e compreender se os processos contribuem com o desenvolvimento de práticas que fomentem aprendizagem de Matemática na Educação Básica. A metodologia utilizou-se de entrevistas semiestruturadas com profissionais da Educação Básica e análise documental. Os dados foram discutidos à luz da Análise de Conteúdo Bardin (1977 apud SILVA E FOSSÁ, 2015). Os resultados da pesquisa apontam para a importância da atualização docente, a valorização do processo formativo e a continuidade dos cursos de formação continuada do PET, porém com algumas alterações: aumento na carga horária, um curso específico para Matemática, mais carga teórica antes da aplicação das metodologias de ensino diversificadas e inovação nos recursos digitais. |
pt_BR |