Repositório Institucional do IFRS - Página Inicial

Escola e relações de gênero : visões docentes sobre o processo de ensino e aprendizagem da matemática e relações de gênero

Show simple item record

dc.contributor.advisor Camargo, Edson Carpes pt_BR
dc.contributor.author Girardi, Anelise pt_BR
dc.date 2018 pt_BR
dc.date.accessioned 2021-08-05T00:16:23Z pt_BR
dc.date.available 2021-08-05T00:16:23Z pt_BR
dc.identifier.uri https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/384 pt_BR
dc.description.abstract Apesar do número de mulheres educadas na escola apresentar avanço incontestável nos últimos anos, ainda se pode notar diferenças na escolha de carreiras e ramos de conhecimento através do gênero e padrões sexistas nos currículos escolares. Quando a mulher se identifica com a matemática, esta é apontada como fora do padrão por exercer funções masculinas e, em muitos casos, desacreditada antes mesmo de provar suas habilidades. Neste cenário, este estudo visa problematizar o processo pedagógico/metodológico dos/das professores de matemática relacionados à diferença de gênero. Como processo metodológico, optou-se pela realização do Grupo de Discussão e pelo Método Documentário de Análise. Participaram da intervenção, quatro professores/as atuantes no ensino de Matemática. Os resultados apontam para uma dificuldade dos/das professores/as tratarem de assuntos como pt_BR
dc.format.mimetype application/pdf pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Matemática pt_BR
dc.title Escola e relações de gênero : visões docentes sobre o processo de ensino e aprendizagem da matemática e relações de gênero pt_BR
dc.type Trabalho de conclusão de especialização pt_BR
dc.degree.grantor Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul pt_BR
dc.degree.level Especialização pt_BR
dc.degree.date 2018 pt_BR
dc.degree.local Bento Gonçalves, BR-RS pt_BR
dc.degree.department Campus Bento Gonçalves pt_BR
dc.degree.specialization Especialização em Ensino de Matemática para a Educação Básica pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
123456789384.pdf 264.7Kb PDF View/Open Texto completo

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account