dc.contributor.advisor |
Zorzi, Fernanda |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Buffon, Luana |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2021-08-05T00:16:22Z |
|
dc.date.available |
2021-08-05T00:16:22Z |
|
dc.identifier.uri |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/382 |
|
dc.description.abstract |
A formação continuada de professores é uma temática constante em eventos de educação promovidos mundialmente e presente em publicações de teóricos da área de educação. Ela pode ser vista como uma forma de problematizar a docência e possibilitar a melhoria da qualidade da educação escolar. Este artigo discorre sobre uma proposta de formação continuada de professores de 5º ano do Ensino Fundamental de Bento Gonçalves e região, elaborada por um grupo de estudantes do Curso de Especialização em Ensino de Matemática para a Educação Básica, denominado Pro Mat 5º ano. O enfoque da intervenção foi problematizar o ensino dos conteúdos de matemática propostos para essa etapa de ensino e discutir, a partir das dificuldades expressas pelos docentes no processo de ensino e de aprendizagem dos mesmos, outras possibilidades para a educação matemática escolar nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A ação teve 54 participantes. A pesquisa desenvolveu-se na perspectiva da pesquisa-ação crítico-colaborativa. A produção dos dados contou com um questionário respondido no ato da inscrição, observação participante durante os encontros, acompanhamento do processo através das narrativas expressas no diário de bordo realizado a cada encontro. Os dados foram analisados a partir da perspectiva da educação matemática e da aprendizagem significativa. A oportunidade de olhar para a formação de professores que ensinam matemática na Educação Básica a partir da gestão do processo possibilitou às estudantes do curso Pós-Graduação a articulação entre saberes profissionais e saberes acadêmicos. Para os participantes, a ação representou, além de um momento de formação e troca de saberes profissionais, momentos de aprendizagem significativa do conteúdo de matemática praticado na etapa de ensino em questão. |
pt_BR |
dc.format.mimetype |
application/pdf |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Educação - Estudo e ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Formação profissional |
pt_BR |
dc.title |
Educação matemática e formação continuada de professores : caminhos por onde andamos |
pt_BR |
dc.type |
Trabalho de conclusão de especialização |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
pt_BR |
dc.degree.level |
Especialização |
pt_BR |
dc.degree.date |
2018 |
pt_BR |
dc.degree.local |
Bento Gonçalves, BR-RS |
pt_BR |
dc.degree.department |
Campus Bento Gonçalves |
pt_BR |
dc.degree.specialization |
Especialização em Ensino de Matemática para a Educação Básica |
pt_BR |