dc.description.abstract |
Pesquisas educacionais recentemente divulgadas apontam que aproximadamente 53% dos alunos brasileiros com idade de 15 anos não têm conhecimentos básicos de finanças. Com o mundo cada vez mais competitivo, para obter sucesso pessoal e profissional, torna-se indispensável os conhecimentos financeiros e noções das diversas modalidades de serviços econômicos. Sendo assim, quanto antes os alunos desenvolverem hábitos saudáveis para realizar escolhas corretas e conscientes, maior será as chances de terem uma vida equilibrada economicamente. Com base neste cenário, este estudo buscou analisar e verificar o potencial pedagógico de um curso MOOC na aprendizagem de Educação Financeira de alunos de Ensino Fundamental como complementação da formação escolar. Para tanto, este trabalho buscou situar sobre a Educação a Distância e a Educação Financeira no Brasil para, assim, realizar uma análise do potencial pedagógico de um curso MOOC como ferramenta para o ensino de qualidade, gratuito, capaz de romper as barreiras geográficas. O curso foi desenvolvido na plataforma Moodle, disponibilizado pela Reitoria do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) para acesso de alunos do ensino fundamental de todo o Brasil. Os resultados obtidos forneceram indicadores positivos quanto ao número de concluintes, uma vez que o índice superou os números médios deste tipo de modalidade de ensino. Além disso, apesar da modalidade MOOC ser recente na educação a distância, observou-se uma boa aceitação desta por parte dos alunos, que demonstraram interesse em realizar novos cursos com o uso deste recurso. |
pt_BR |