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Os relacionamentos em redes de cooperação têm grande importância no contexto atual, pois aproximando organizações em prol de objetivos comuns, é possível obter novos conhecimentos, compartilhar recursos, reduzir custos e alcançar novas oportunidades de negócios, difíceis quando empresas pequenas ou médias atuam sozinhas em seus mercados. O artigo tem como objetivo propor e validar um modelo teórico-prático de análise de relacionamentos em redes de cooperação. Para isto, buscou-se conhecer características, metodologias aplicadas e apresentadas na literatura nacional e internacional, por meio de aprofundamento em leituras de artigos, teses e livros, destacando os principais itens existentes nos relacionamentos entre empresas, para elaboração de proposta de framework. Com base nesta estrutura, elaborou-se questionário estruturado, visando uma pesquisa qualitativa sobre o tema, com o objetivo de que possa servir como um instrumento para diagnosticar a qualidade e os elementos a incrementar nos relacionamentos em rede. Este instrumento foi ainda validado por participantes de uma rede de cooperação que envolve pequenas e médias empresas do setor metal mecânico na região norte do RS, chamado Unindústria, e pode-se assim, ser útil para futuras aplicações que visam compreender as aproximações empresariais em rede. |
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