dc.contributor.advisor |
Alves, Karla dos Santos Guterres |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Arnhold, Caroline |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2021-06-14T23:22:32Z |
pt_BR |
dc.date.available |
2021-06-14T23:22:32Z |
pt_BR |
dc.date.issued |
2019 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/331 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A presente pesquisa visa revelar algumas memórias de ex-diretores que atuaram em uma escola pública estadual do município de Feliz, no Rio Grande do Sul. O interesse pelo assunto surgiu da busca da compreensão a respeito das memórias de ex-diretores dessa escola. Desvendar diversos períodos históricos através do olhar desses que sempre foram imprescindíveis para que o dia-a-dia da escola funcionasse. Com a intenção de reavivar suas memórias foram realizadas entrevistas orais, gravadas e transcritas, tendo como ponto de partida cartelas com evocadores de memória como: “Relação com a Secretaria do Estado”, “Formação para Gestão”, “Relação com a Comunidade Escolar”,”Desafios/ Dilemas”, “Conquistas e Reconhecimento”. Posteriormente as respostas foram analisadas tendo como eixo as palavras mais recorrentes nas respostas dos entrevistados como, Trabalho, Conhecimento, Delegacia, Ensino-Aprendizagem. Como conclusão do estudo desenvolvido nesta pesquisa, para além das histórias vividas, percebeu-se que os ex-diretores se orgulham de uma vida dedicada a escola, mesmo com os diversos obstáculos enfrentados e superados, além do reconhecimento que até hoje é presenciado em seu dia a dia. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This research aims to reveal some memories of former directors who worked in a state public school in the city of Feliz, Rio Grande do Sul. The interest in the subject arose from the search for understanding about the memories of former directors of this school. Unveil several historical periods through the eyes of those that have always been essential for the day to day school to work. With the intention of reviving their memories, oral interviews were recorded and transcribed, having as starting point cards with memory evocators such as: “Relationship with the State Secretariat”, “Management Training”, “Relationship with the School Community” , ”Challenges / Dilemmas”, “Achievements and Recognition”. Subsequently, the answers were analyzed based on the most recurrent words in the respondents' answers, such as Work, Knowledge, Police Station, Teaching-Learning. As a conclusion of the study developed in this research, besides the lived stories, it was noticed that the former directors are proud of a life dedicated to the school, even with the many obstacles faced and overcome, besides the recognition that until today is witnessed in their day by day. |
en |
dc.format.mimetype |
application/pdf |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Escolas - Organização e administração |
pt_BR |
dc.subject |
Educação - História |
pt_BR |
dc.title |
Memórias e histórias de ex-diretores da rede pública do município de Feliz |
pt_BR |
dc.type |
Trabalho de conclusão de especialização |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
pt_BR |
dc.degree.level |
Especialização |
pt_BR |
dc.degree.date |
2019 |
pt_BR |
dc.degree.local |
Feliz, BR-RS |
pt_BR |
dc.degree.department |
Campus Feliz |
pt_BR |
dc.degree.specialization |
Especialização em Gestão Escolar |
pt_BR |