dc.contributor.advisor |
Antich, Andréia Veridiana |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Mendes, Simone Petter |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2021-06-09T22:18:28Z |
pt_BR |
dc.date.available |
2021-06-09T22:18:28Z |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/291 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A presente pesquisa se propôs a analisar qual a concepção da gestão da Educação Infantil sobre a construção da avaliação nesta faixa etária. O estudo caracterizou-se como pesquisa qualitativa, uma vez que o principal instrumento para levantamento de dados foi a entrevista individual e semiestruturada com três gestoras de escolas de Educação Infantil dos municípios de Feliz, Vale Real e Linha Nova. Os dados coletados foram analisados a partir de princípios da análise de conteúdos. O referencial teórico que iluminou as reflexões sobre a avaliação da apredizagem na Educação Infantil foi fundamentalmente baseado em autores como Hoffmann (2013), Laville e Dionne (1999), Villas Boas (2007), Luckesi (2011), Mynaio (2001), Manzani (1990), sem detrimento de outras contribuições. A relevância deste trabalho está em contribuir com o debate acerca da avaliação na Educação Infantil, sobre os instrumentos utilizados para este fim e qual a concepção da gestão escolar sobre a avaliação feita nesta fase escolar. O estudo apontou que o uso do portfólio como ferramenta avaliativa contribui para o processo reflexivo do docente, colaborando com a aprendizagem dos alunos. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
The present study was proposed to analyze what is the conception of the manager in the Child Education about the construction of the evaluation in this age group. The study was characterized by a qualitative research, being the main instrument for data collection was and individual and semi-structured interview with three manager from Child Schools in Feliz, Vale Real and Linha Nova. The data collected was analyzed by the prínciples of Content Analysis. The theoretical reference that enlightened the reflections about the Evaluation of learning in Child School was fundamentally based on authors like: Hoffmann (2013), Laville (1999), Villas Boas (2007), Luckesi (2011), Lück (2013), Mynaio (1995, 2011), Manzani (1990), without detriment of other contributions. The relevance of this work is in contributing with the debate around the evaluation of the Child School, about the instruments used to this and what is the conception of the School manager about the evaluation done in this school fase. The study also aimed the use of portfolio as an evaluation tool that contributed to the reflexíve process of the faculty, helping with the students learning. |
en |
dc.format.mimetype |
application/pdf |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Escolas - Organização e administração |
pt_BR |
dc.subject |
Educação infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Avaliação educacional |
pt_BR |
dc.subject |
Estudantes - Avaliação |
pt_BR |
dc.title |
Concepções da gestão escolar da educação infantil sobre a avaliação |
pt_BR |
dc.type |
Trabalho de conclusão de especialização |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
pt_BR |
dc.degree.level |
Especialização |
pt_BR |
dc.degree.date |
2018 |
pt_BR |
dc.degree.local |
Feliz, BR-RS |
pt_BR |
dc.degree.department |
Campus Feliz |
pt_BR |
dc.degree.specialization |
Especialização em Gestão Escolar |
pt_BR |