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Concepções da gestão escolar da educação infantil sobre a avaliação

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dc.contributor.advisor Antich, Andréia Veridiana pt_BR
dc.contributor.author Mendes, Simone Petter pt_BR
dc.date.accessioned 2021-06-09T22:18:28Z pt_BR
dc.date.available 2021-06-09T22:18:28Z pt_BR
dc.date.issued 2018 pt_BR
dc.identifier.uri https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/291 pt_BR
dc.description.abstract A presente pesquisa se propôs a analisar qual a concepção da gestão da Educação Infantil sobre a construção da avaliação nesta faixa etária. O estudo caracterizou-se como pesquisa qualitativa, uma vez que o principal instrumento para levantamento de dados foi a entrevista individual e semiestruturada com três gestoras de escolas de Educação Infantil dos municípios de Feliz, Vale Real e Linha Nova. Os dados coletados foram analisados a partir de princípios da análise de conteúdos. O referencial teórico que iluminou as reflexões sobre a avaliação da apredizagem na Educação Infantil foi fundamentalmente baseado em autores como Hoffmann (2013), Laville e Dionne (1999), Villas Boas (2007), Luckesi (2011), Mynaio (2001), Manzani (1990), sem detrimento de outras contribuições. A relevância deste trabalho está em contribuir com o debate acerca da avaliação na Educação Infantil, sobre os instrumentos utilizados para este fim e qual a concepção da gestão escolar sobre a avaliação feita nesta fase escolar. O estudo apontou que o uso do portfólio como ferramenta avaliativa contribui para o processo reflexivo do docente, colaborando com a aprendizagem dos alunos. pt_BR
dc.description.abstract The present study was proposed to analyze what is the conception of the manager in the Child Education about the construction of the evaluation in this age group. The study was characterized by a qualitative research, being the main instrument for data collection was and individual and semi-structured interview with three manager from Child Schools in Feliz, Vale Real and Linha Nova. The data collected was analyzed by the prínciples of Content Analysis. The theoretical reference that enlightened the reflections about the Evaluation of learning in Child School was fundamentally based on authors like: Hoffmann (2013), Laville (1999), Villas Boas (2007), Luckesi (2011), Lück (2013), Mynaio (1995, 2011), Manzani (1990), without detriment of other contributions. The relevance of this work is in contributing with the debate around the evaluation of the Child School, about the instruments used to this and what is the conception of the School manager about the evaluation done in this school fase. The study also aimed the use of portfolio as an evaluation tool that contributed to the reflexíve process of the faculty, helping with the students learning. en
dc.format.mimetype application/pdf pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Escolas - Organização e administração pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Avaliação educacional pt_BR
dc.subject Estudantes - Avaliação pt_BR
dc.title Concepções da gestão escolar da educação infantil sobre a avaliação pt_BR
dc.type Trabalho de conclusão de especialização pt_BR
dc.degree.grantor Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul pt_BR
dc.degree.level Especialização pt_BR
dc.degree.date 2018 pt_BR
dc.degree.local Feliz, BR-RS pt_BR
dc.degree.department Campus Feliz pt_BR
dc.degree.specialization Especialização em Gestão Escolar pt_BR


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