Repositório Institucional do IFRS - Página Inicial

Gestão escolar: repercussões na prática docente

Show simple item record

dc.contributor.advisor Antich, Andréia Veridiana pt_BR
dc.contributor.author Lermen, Ângela Ribeiro pt_BR
dc.date.accessioned 2021-06-09T20:55:02Z pt_BR
dc.date.available 2021-06-09T20:55:02Z pt_BR
dc.date.issued 2018 pt_BR
dc.identifier.uri https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/289 pt_BR
dc.description.abstract A presente pesquisa se propôs a analisar as repercussões do trabalho do gestor escolar na prática docente e compreender como se efetiva o processo de gestão nas escolas municipais de Ensino Fundamental, da cidade de Feliz/RS. O estudo caracterizou-se como uma pesquisa qualitativa, sendo que os principais instrumentos para levantamento de dados foram: entrevistas semiestruturadas (com gestoras e professoras), observações em reuniões pedagógicas e o caderno de campo. Os dados coletados foram analisados a partir de princípios da Análise de Conteúdo. O referencial teórico que norteou as reflexões sobre o trabalho do gestor escolar e a gestão escolar democrática, baseou-se em autores como: Ferreira (2007, 2009), Libâneo (2004, 2012), Lück (2000, 2009, 2010), Rios (2005 e 2010), Teixeira (2008), sem detrimento de outras contribuições. A pesquisa possibilitou identificar os aspectos relacionados à gestão escolar que qualificam a prática docente e promovem a participação da comunidade escolar no processo de tomada de decisões, para o alcance de objetivos e metas em comum que visem o ensino da melhor qualidade. pt_BR
dc.description.abstract The present research aimed to analyze the repercussions of the work of the school manager in the teaching practice and if as the process of management of municipal schools of elementary School, of the city of Feliz/RS. The study was characterized as a qualitative research, the main instruments for data collection were: semi-structured interviews (with managers and teachers), observations in pedagogic meetings and the field notebook. The data collected were analyzed from the principles of Content Analysis. The theoretical reference that guided the reflections on the work of the school manager and democratic school management, was based on authors such as: Ferreira (2007, 2009), Libâneo (2004, 2012), Lück (2000, 2009, 2010), Rios (2005 e 2010), Teixeira (2008), without detriment to other contributions. The research made it possible to identify aspects related to school management what qualify the teaching practice, and promote the participation of the school community in the decision-making process, to achieve the objectives and common goals that aim at teaching the best quality. en
dc.format.mimetype application/pdf pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Escolas - Organização e administração pt_BR
dc.subject Professores - Participação na administração pt_BR
dc.subject Educação - Participação dos pais pt_BR
dc.subject Gestão democrática pt_BR
dc.title Gestão escolar: repercussões na prática docente pt_BR
dc.type Trabalho de conclusão de especialização pt_BR
dc.degree.grantor Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul pt_BR
dc.degree.level Especialização pt_BR
dc.degree.date 2018 pt_BR
dc.degree.local Feliz, BR-RS pt_BR
dc.degree.department Campus Feliz pt_BR
dc.degree.specialization Especialização em Gestão Escolar pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
123456789289.pdf 534.1Kb PDF View/Open Texto completo

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account