Repositório Institucional do IFRS - Página Inicial

A identidade do gestor escolar da educação infantil

Show simple item record

dc.contributor.advisor Antich, Andréia Veridiana pt_BR
dc.contributor.author Flores, Rita de Cácia Bento pt_BR
dc.date.accessioned 2021-05-29T00:03:17Z pt_BR
dc.date.available 2021-05-29T00:03:17Z pt_BR
dc.date.issued 2018 pt_BR
dc.identifier.uri https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/287 pt_BR
dc.description.abstract O presente estudo teve como objetivo analisar a forma como se constitui a identidade do gestor escolar na educação infantil em um dos municípios do Vale do Caí. A pesquisa tem por objetivo compreender como se constitui a identidade da gestora escolar de Educação Infantil e pode ser caracterizada como uma pesquisa qualitativa. Os principais instrumentos para o levantamento de dados foram as narrativas realizadas por sete gestoras da Educação Infantil. Os dados coletados foram analisados a partir de princípios da Análise de Conteúdo. O referencial teórico usado para as reflexões sobre identidade, gestão escolar e educação infantil foi fundamentalmente baseado em autores como: Dubar (2005), Ciampa (2007) e Libâneo (2005), sem detrimento de outras contribuições teóricas. Este trabalho possibilitou identificar os principais aspectos, desafios e as possibilidades que engendram o processo de constituição da identidade das gestoras da Educação Infantil e, além disso, foram percebidas as particularidades da educação infantil, que é permeada pelo processo histórico do qual faz parte. pt_BR
dc.description.abstract This study had as objective to analyze the form of the identity of the school manager in early childhood education in one of the municipalities of the Caí Valley. The research can be characterized as a qualitative one. The main instruments for the data collection were the narratives carried out by seven managers of Early Childhood Education. The collected data were analyzed from the principles of Content Analysis. The theoretical framework used for reflections on identity, school management and early childhood education was fundamentally based on authors such as Dubar (2005), Ciampa (2007) and Libâneo (2005), without detriment to other theoretical contributions. This work made it possible to identify the main aspects, challenges and possibilities that engender the process of constitution of the identity of the managers of Early Childhood Education and, in addition, the peculiarities of early childhood education were perceived, which is permeated by the historical process of which it is a part. en
dc.format.mimetype application/pdf pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Gestão escolar pt_BR
dc.subject Identidade pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.title A identidade do gestor escolar da educação infantil pt_BR
dc.type Trabalho de conclusão de especialização pt_BR
dc.degree.grantor Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul pt_BR
dc.degree.level Especialização pt_BR
dc.degree.date 2018 pt_BR
dc.degree.local Feliz, BR-RS pt_BR
dc.degree.department Campus Feliz pt_BR
dc.degree.specialization Especialização em Gestão Escolar pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
123456789287.pdf 371.8Kb PDF View/Open Texto completo

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account