dc.contributor.advisor |
Antich, Andréia Veridiana |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Flores, Rita de Cácia Bento |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2021-05-29T00:03:17Z |
pt_BR |
dc.date.available |
2021-05-29T00:03:17Z |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/287 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente estudo teve como objetivo analisar a forma como se constitui a identidade do gestor escolar na educação infantil em um dos municípios do Vale do Caí. A pesquisa tem por objetivo compreender como se constitui a identidade da gestora escolar de Educação Infantil e pode ser caracterizada como uma pesquisa qualitativa. Os principais instrumentos para o levantamento de dados foram as narrativas realizadas por sete gestoras da Educação Infantil. Os dados coletados foram analisados a partir de princípios da Análise de Conteúdo. O referencial teórico usado para as reflexões sobre identidade, gestão escolar e educação infantil foi fundamentalmente baseado em autores como: Dubar (2005), Ciampa (2007) e Libâneo (2005), sem detrimento de outras contribuições teóricas. Este trabalho possibilitou identificar os principais aspectos, desafios e as possibilidades que engendram o processo de constituição da identidade das gestoras da Educação Infantil e, além disso, foram percebidas as particularidades da educação infantil, que é permeada pelo processo histórico do qual faz parte. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This study had as objective to analyze the form of the identity of the school manager in early childhood education in one of the municipalities of the Caí Valley. The research can be characterized as a qualitative one. The main instruments for the data collection were the narratives carried out by seven managers of Early Childhood Education. The collected data were analyzed from the principles of Content Analysis. The theoretical framework used for reflections on identity, school management and early childhood education was fundamentally based on authors such as Dubar (2005), Ciampa (2007) and Libâneo (2005), without detriment to other theoretical contributions. This work made it possible to identify the main aspects, challenges and possibilities that engender the process of constitution of the identity of the managers of Early Childhood Education and, in addition, the peculiarities of early childhood education were perceived, which is permeated by the historical process of which it is a part. |
en |
dc.format.mimetype |
application/pdf |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Gestão escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Identidade |
pt_BR |
dc.subject |
Educação infantil |
pt_BR |
dc.title |
A identidade do gestor escolar da educação infantil |
pt_BR |
dc.type |
Trabalho de conclusão de especialização |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
pt_BR |
dc.degree.level |
Especialização |
pt_BR |
dc.degree.date |
2018 |
pt_BR |
dc.degree.local |
Feliz, BR-RS |
pt_BR |
dc.degree.department |
Campus Feliz |
pt_BR |
dc.degree.specialization |
Especialização em Gestão Escolar |
pt_BR |