Repositório Institucional do IFRS - Página Inicial

Metodologias ativas: um estudo de caso em uma instituição de ensino do Vale do Caí

Show simple item record

dc.contributor.advisor Koetz, Carin Maribel pt_BR
dc.contributor.author Andrioli, Scheila pt_BR
dc.date.accessioned 2021-05-26T23:43:02Z pt_BR
dc.date.available 2021-05-26T23:43:02Z pt_BR
dc.date.issued 2018 pt_BR
dc.identifier.uri https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/284 pt_BR
dc.description.abstract A gestão escolar se apresenta como tema fundamental para a educação da atualidade, mas muitas vezes é pouco discutida nos modelos de educação tradicional. Por isso, neste trabalho analisou-se o papel do gestor escolar na transição de um modelo de ensino conservador/tradicional para um modelo de aprendizagem inovador (educação 3.0). Foram discutidas as dificuldades que se apresentam ao gestor na implementação de metodologias ativas em um ambiente de valorização da equipe em geral, tanto do corpo docente, quanto do discente, considerando suas especificidades. Também foram analisadas as dimensões para a otimização de resultados e a relação deste processo com as influências das estruturas internas de uma escola, isto é, os Programas Integrados de Gestão Administrativo-Pedagógica e o Projeto Político Pedagógico. Foram evidenciados os mecanismos para que haja uma gestão escolar eficiente, plausível e disposta a se abrir para o novo, compreendendo as necessidades da geração Z e as necessidades de novas metodologias, como a Escola Invertida. pt_BR
dc.description.abstract School management presents itself as a fundamental theme for today's education, but is often little discussed in traditional education models. In this work, we analyze the role of the school manager in the transition from a conservative / traditional teaching model to a innovative learning model (education 3.0). The difficulties presented to the manager in the implementation of active methodologies and an environment of valorization of the team in general, both of the faculty and of the student, were discussed, considering their specificities. We also analyzed the dimensions for the optimization of results, and the relationship of this process with the influences of the internal structures of a school, that is, the Integrated Administrative and Pedagogical Management Programs and the Pedagogical Political Project. The mechanisms for an efficient, plausible school management that is open to the new, including the needs of generation Z and the needs of new methodologies, such as the Inverted School, were evidenced. en
dc.format.mimetype application/pdf pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Escolas - Organização e administração pt_BR
dc.subject pt_BR
dc.subject Gestão escolar pt_BR
dc.title Metodologias ativas: um estudo de caso em uma instituição de ensino do Vale do Caí pt_BR
dc.type Trabalho de conclusão de especialização pt_BR
dc.degree.grantor Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul pt_BR
dc.degree.level Especialização pt_BR
dc.degree.date 2018 pt_BR
dc.degree.local Feliz, BR-RS pt_BR
dc.degree.department Campus Feliz pt_BR
dc.degree.specialization Especialização em Gestão Escolar pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
123456789284.pdf 562.6Kb PDF View/Open Texto completo

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account