Repositório Institucional do IFRS - Página Inicial

Gestão escolar comprometida com a leitura: um desafio pedagógico

Show simple item record

dc.contributor.advisor Aiub, Giovani Forgiarini pt_BR
dc.contributor.author Weber, Adriana Dietze pt_BR
dc.date.accessioned 2021-05-17T23:11:37Z pt_BR
dc.date.available 2021-05-17T23:11:37Z pt_BR
dc.date.issued 2016 pt_BR
dc.identifier.uri https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/276 pt_BR
dc.description.abstract A presente pesquisa tem por tema gestão e leitura no contexto escolar. Seu objetivo é analisar a possibilidade de uma modificação no paradigma existente na gestão escolar, de forma que o diretor obtenha um maior enfoque na leitura e esta venha tornar-se foco de uma gestão mais pedagógica. Para isto, foram realizadas reflexões sobre as funções desempenhadas pelo gestor escolar, sobre o papel da escola na formação do leitor e também sobre os conceitos de leitura através de diferentes autores. Portanto, esta pesquisa constitui-se em um trabalho de revisão bibliográfica no qual foi utilizada a abordagem qualitativa, pois caracteriza-se como uma pesquisa teórico-prática, uma vez que os conhecimentos adquiridos podem ser utilizados para aplicação na prática da gestão escolar e, consequentemente, contribuindo como possibilidade para a solução do problema concreto evidenciado na escola, propondo a leitura como foco da gestão escolar mais pedagógica. pt_BR
dc.description.abstract This research is about management and reading in the scholar context. Its goal is to analyze the possibility of modification in the paradigm that exists in the school management, so that the principal get an increased focus on reading and it becomes the focus of a pedagogical management. In order to that, reflections were made on the functions that are been developed by the school manager, on the role of schools reader’s training, as well as on the reading concepts through different authors. Therefore, this research is based on a literature review in which the qualitative approach was used. It is characterized as a theoretical and practical research, since the acquired knowledge can be used for application in practice of school management, what can be contributed to the solution of real problems evidenced in school. Finally, it proposes the act of reading as the focus on a more pedagogical school management. en
dc.format.mimetype application/pdf pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Gestão escolar pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.title Gestão escolar comprometida com a leitura: um desafio pedagógico pt_BR
dc.type Trabalho de conclusão de especialização pt_BR
dc.degree.grantor Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul pt_BR
dc.degree.level Especialização pt_BR
dc.degree.date 2016 pt_BR
dc.degree.local Feliz, BR-RS pt_BR
dc.degree.department Campus Feliz pt_BR
dc.degree.specialization Especialização em Gestão Escolar pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
123456789276.pdf 494.5Kb PDF View/Open Texto completo

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account