dc.contributor.advisor |
Crespam, Cristina Ceribola |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Perini, Verediane |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2021-05-17T21:14:50Z |
pt_BR |
dc.date.available |
2021-05-17T21:14:50Z |
pt_BR |
dc.date.issued |
2016 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/273 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente estudo tem por objetivo geral avaliar a comunicação interna em uma escola pública. Além disso, buscou-se investigar os aspectos em que a equipe diretiva, formada pela Diretora, Vice-diretora e equipe pedagógica precisa promover melhorias a fim de poder exercer uma efetiva comunicação interna na escola. Foi realizada uma pesquisa descritiva com a aplicação de questionário adaptado dos estudos de Bíscoli et al. (2011) e Lück (2010), como procedimento para coleta de dados, cujos respondentes foram diretores, professoras, monitoras e estagiárias da escola. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva. Verificou-se, por meio da análise das respostas aos questionamentos propostos, que as ações da equipe diretiva podem ser percebidas como retrato de uma gestão democrática, enfatizando-se a importância dada às relações interpessoais promovidas no ambiente da comunidade escolar. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This study has the objective to evaluate the internal communication in a public school. In addition, we sought to investigate the ways in which the management team formed by the Principal, Deputy Principal and teaching staff need to make improvements in order to exercise effective internal communication at school. A descriptive research through a questionnaire adapted from Bíscoli et al. studies (2011) and Lück studies (2010) was carried out as a procedure for data collection.The respondents were principals, teachers, prefects and school interns. Data were analyzed using descriptive statistics. It was found through the analysis of the responses to the proposed questions, that the actions of the management team may be perceived as a portrait of a democratic management, emphasizing the importance given to interpersonal relations promoted in the school community environment. |
en |
dc.format.mimetype |
application/pdf |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Gestão escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Comunicação nas organizações |
pt_BR |
dc.title |
Análise da comunicação interna em uma escola pública |
pt_BR |
dc.type |
Trabalho de conclusão de especialização |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
pt_BR |
dc.degree.level |
Especialização |
pt_BR |
dc.degree.date |
2016 |
pt_BR |
dc.degree.local |
Feliz, BR-RS |
pt_BR |
dc.degree.department |
Campus Feliz |
pt_BR |
dc.degree.specialization |
Especialização em Gestão Escolar |
pt_BR |