Repositório Institucional do IFRS - Página Inicial

Análise da comunicação interna em uma escola pública

Show simple item record

dc.contributor.advisor Crespam, Cristina Ceribola pt_BR
dc.contributor.author Perini, Verediane pt_BR
dc.date.accessioned 2021-05-17T21:14:50Z pt_BR
dc.date.available 2021-05-17T21:14:50Z pt_BR
dc.date.issued 2016 pt_BR
dc.identifier.uri https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/273 pt_BR
dc.description.abstract O presente estudo tem por objetivo geral avaliar a comunicação interna em uma escola pública. Além disso, buscou-se investigar os aspectos em que a equipe diretiva, formada pela Diretora, Vice-diretora e equipe pedagógica precisa promover melhorias a fim de poder exercer uma efetiva comunicação interna na escola. Foi realizada uma pesquisa descritiva com a aplicação de questionário adaptado dos estudos de Bíscoli et al. (2011) e Lück (2010), como procedimento para coleta de dados, cujos respondentes foram diretores, professoras, monitoras e estagiárias da escola. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva. Verificou-se, por meio da análise das respostas aos questionamentos propostos, que as ações da equipe diretiva podem ser percebidas como retrato de uma gestão democrática, enfatizando-se a importância dada às relações interpessoais promovidas no ambiente da comunidade escolar. pt_BR
dc.description.abstract This study has the objective to evaluate the internal communication in a public school. In addition, we sought to investigate the ways in which the management team formed by the Principal, Deputy Principal and teaching staff need to make improvements in order to exercise effective internal communication at school. A descriptive research through a questionnaire adapted from Bíscoli et al. studies (2011) and Lück studies (2010) was carried out as a procedure for data collection.The respondents were principals, teachers, prefects and school interns. Data were analyzed using descriptive statistics. It was found through the analysis of the responses to the proposed questions, that the actions of the management team may be perceived as a portrait of a democratic management, emphasizing the importance given to interpersonal relations promoted in the school community environment. en
dc.format.mimetype application/pdf pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Gestão escolar pt_BR
dc.subject Comunicação nas organizações pt_BR
dc.title Análise da comunicação interna em uma escola pública pt_BR
dc.type Trabalho de conclusão de especialização pt_BR
dc.degree.grantor Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul pt_BR
dc.degree.level Especialização pt_BR
dc.degree.date 2016 pt_BR
dc.degree.local Feliz, BR-RS pt_BR
dc.degree.department Campus Feliz pt_BR
dc.degree.specialization Especialização em Gestão Escolar pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
123456789273.pdf 1.031Mb PDF View/Open Texto completo

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account