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Gestão escolar e a indisciplina: uma análise da rede pública estadual de São Sebastião do Caí - RS

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dc.contributor.advisor Foschiera, Rogério pt_BR
dc.contributor.author Padilha, Vanessa Radke pt_BR
dc.date.accessioned 2021-05-15T00:08:27Z pt_BR
dc.date.available 2021-05-15T00:08:27Z pt_BR
dc.date.issued 2016 pt_BR
dc.identifier.uri https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/272 pt_BR
dc.description.abstract Os problemas de indisciplina na sala de aula é algo que se tem tornado frequente, segundo dados de uma pesquisa feita pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Neste sentido, este trabalho busca verificar como a Gestão Escolar procede nos momentos que a indisciplina ultrapassa os limites da sala de aula. A pesquisa foi realizada nas escolas da rede pública estadual de São Sebastião do Caí. Os procedimentos metodológicos utilizados neste trabalho foram a pesquisa bibliográfica, as entrevistas realizadas com os gestores escolares e a análise documental. A partir dos dados coletados e da pesquisa bibligráfica, foram desenvolvidos capítulos relacionados com o tema presente neste trabalho como os casos de indisciplina mais frequentes, normas de convivência, relação professor/aluno em sala de aula, relação da indisciplina com o ambiente externo e relação da gestão escolar com os casos de indisciplina, sendo este último, uma análise das entrevistas para saber sobre a visão dos gestores sobre o aspecto cognitivo do tema. A partir destes dados coletados percebeu-se porque este problema com a indisciplina torna-se tão recorrente. As considerações finais apontam para uma retomada de tudo que foi visto e sugere um plano de ação para orientar os gestores escolares em suas decisões. pt_BR
dc.description.abstract The problems of indiscipline in the classroom are something that has become frequent, according to a survey by the Organization for Economic Cooperation and Development (OECD). In this sense, this work seeks to verify how the School Management proceeds in the moments that the indiscipline goes beyond the limits of the classroom. The research was carried out in schools of the state public network of São Sebastião do Caí. The methodological procedures used in this work were bibliographic research, interviews with school managers and documentary analysis. Based on the collected data and the bibliographical research, chapters related to the theme present in this work were developed as to the most frequent indiscipline cases, norms of coexistence, teacher / student relationship in the classroom, relationship of indiscipline with the external environment and relation of school management with cases of indiscipline, the latter being an analysis of the interviews to know about the managers' view on the cognitive aspect of the theme. From these collected data it was noticed that this problem with indiscipline becomes so recurrent. The final considerations point to a resumption of everything that has been seen and suggests a plan of action to guide school managers in their decisions. en
dc.format.mimetype application/pdf pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Gestão escolar pt_BR
dc.subject Professores e alunos pt_BR
dc.subject Disciplina escolar pt_BR
dc.title Gestão escolar e a indisciplina: uma análise da rede pública estadual de São Sebastião do Caí - RS pt_BR
dc.type Trabalho de conclusão de especialização pt_BR
dc.degree.grantor Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul pt_BR
dc.degree.level Especialização pt_BR
dc.degree.date 2016 pt_BR
dc.degree.local Feliz, BR-RS pt_BR
dc.degree.department Campus Feliz pt_BR
dc.degree.specialization Especialização em Gestão Escolar pt_BR


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