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Caminhos de ambientação e socialização de novos servidores

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dc.contributor.advisor Vieira, Josimar de Aparecido pt_BR
dc.contributor.author Mikowaiski, Gina pt_BR
dc.date.accessioned 2020-11-10T21:15:36Z pt_BR
dc.date.issued 2019 pt_BR
dc.identifier.uri https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/196 pt_BR
dc.description.abstract Tendo em vista a expansão vivenciada nos últimos anos pela Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica com abertura de vagas e consequente ingresso de um universo de novos servidores nos Institutos Federais (IFs) e, considerando a importância do desenvolvimento de ações que promovam o comprometimento dos servidores com a instituição nos primeiros contatos, este estudo busca contribuir com a organização do processo de ambientação e socialização destes servidores de forma a torná-los membros atuantes e integrados, cientes de suas responsabilidades e engajados no cumprimento da missão institucional. Para isto, esse trabalho compreende um estudo de caso, tendo como campo de investigação o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Trata-se também de uma pesquisa aplicada de abordagem qualitativa cujo instrumento para coleta de dados foi um questionário estruturado com quarenta questões, abertas e fechadas, aplicado a um grupo de setenta e seis gestores das dezessete unidades do IFRS. Inicialmente, a investigação buscou diagnosticar os procedimentos adotados pela instituição e seus gestores no ingresso de novos servidores, bem como identificar o pensamento da gestão em relação à importância de compor um processo de ambientação e socialização com determinados conteúdos e estratégias. Como resultado, considerando os dados obtidos na investigação, as "boas práticas" existentes no IFRS e a fundamentação teórica de autores como Bauer et al.(2007); Borges e Albuquerque (2004); Chiavenato ( 2009, 2014); Freitas (1991); Oliveira (2008), Schein (1979, 1984, 1999, 2009); Van Maanen (1979, 1996); Vygotsky (1977,1997,1998), Dejours (1987, 1993) e outros, foram elaborados dois produtos educacionais em forma de material textual para serem aplicados e avaliados no contexto da Educação Profissional e Tecnológica. Os materiais compreendem um roteiro em forma de programa, contendo sugestões de etapas e ações a serem organizadas pela gestão na ambientação e socialização dos novos servidores e tem, como material complementar, um "Guia Passo a Passo" com orientações mais detalhadas aos gestores relacionadas à execução de cada etapa do programa. Os produtos educacionais foram avaliados por um grupo de gestores sendo sua utilização considerada recomendada. Espera-se que as ideias apresentadas nesses materiais textuais sirvam de inspiração e auxiliem os gestores dos Institutos Federais na condução de um processo de ambientação e socialização dos novos servidores que os tornem conscientes e engajados aos valores, objetivos e à missão institucional, qualificando assim os serviços prestados pela instituição à comunidade. Em decorrência deste estudo, conclui-se que a inserção de um novo servidor na instituição requer tempo e empenho de todos, pois sua ambientação e socialização não é apenas um evento de ?boas vindas? onde ocorre a sua recepção no ambiente de trabalho, mas é também a etapa onde ocorre a aprendizagem da cultura e do funcionamento organizacional, sendo necessária à pessoa para que possa se sentir "parte integrante" da instituição. Quando o servidor sente que pertence ao grupo, apresenta maior comprometimento e também maiores chances de se manter participativo e engajado, contribuindo para um exercício profissional qualificado, satisfazendo a instituição e fortalecendo a Educação Profissional e Tecnológica. pt_BR
dc.description.abstract In view of the expansion experienced in recent years by the Federal Network of Professional, Scientific and Technological Education with the opening of vacancies and the consequent hiring of new employees in the Federal Institutes (FIs) and also considering the importance of the development of actions that promote the commitment of employee with the institution in their first contacts, this study seeks to contribute to the integration and socialization´s process of the employee in order to make them active and integrated members, aware of their responsibilities and engaged in fulfilling the institutional mission. For this, the study comprises a case study, having as research´s field the Federal Institute of Professional, Science and Technology Education of Rio Grande do Sul. It is also an applied research of qualitative approach whose instrument for data collection was a structured questionnaire with forty open and closed questions, applied to a group of seventy-six managers from the seventeen IFRS units. Firstly, the investigation sought to diagnose the procedures adopted by the institution and its managers in the hiring of new employee, as well to identify management thinking in relation to the importance of composing a process of integration and socialization with certain content and strategies. As a result, considering the data obtained in the investigation, the “good practices” gathered in IFRS as well the theoretical foundation of authors such as Bauer et al. (2007); Borges and Albuquerque (2004); Chiavenato (2009, 2014); Freitas (1991); Oliveira (2008), Schein (1979, 1984, 1999, 2009); Van Maanen (1979, 1996); Vygotsky (1977,1997,1998), Dejours (1987, 1993) and others, two educational products in the form of textual material were elaborated to be applied and evaluated in the context of Professional and Technological Education. The materials include an itinerary such like a program, containing suggestions of steps and actions to be organized by management in the setting and socialization process of new employee and, as complementary material, a “Step by Step Guide” with more detailed guidance to managers related to execution of each step of the program. Educational products were evaluated by a group of managers and their use was considered recommended. It is hoped that the ideas presented in these textual materials could inspire and assist the managers of the Federal Institutes in conducting a the new servants´ process of integration and socializing that will make them aware and engaged to the values, objectives and institutional mission, qualifying the services provided by the institution to the community. As a result of this study, it concludes that the insertion of a new federal employee in the institution requires everyone's time and commitment, because their reception and socialization is not only a “welcome” event when the person arrive in the workplace occurs, but also It is a stage where a learning of culture and organizational functioning is performed, been required in order to the person to feel an integral part of the institution. This engagement of the server contributes to qualified professional practice, satisfying the institution and strengthening the Professional and Technological Education. en
dc.format.mimetype application/pdf pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Professores de educação especial pt_BR
dc.subject Educação especial pt_BR
dc.subject Ensino profissional pt_BR
dc.title Caminhos de ambientação e socialização de novos servidores pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.degree.grantor Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul pt_BR
dc.degree.level mestrado pt_BR
dc.degree.date 2019 pt_BR
dc.degree.local Porto alegre, BR-RS pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) pt_BR
dc.degree.department Campus Porto Alegre pt_BR


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