Repositório Institucional do IFRS - Página Inicial

O uso das tecnologias de informação e comunicação no ensino e aprendizagem da tabela periódica

Show simple item record

dc.contributor.advisor Nichele, Aline Grunewald pt_BR
dc.contributor.author Nunes, Denyse Pontes
dc.date.accessioned pt_BR
dc.date.accessioned 2020-11-10T20:30:40Z
dc.date.available 2020-11-10T20:30:40Z
dc.date.issued 2019
dc.identifier.uri https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/193
dc.description.abstract A presente pesquisa tem como objetivo a investigação do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no processo de ensino e aprendizagem da tabela periódica. Explora a literatura sobre o tema baseando-se principalmente nos autores, Ausubel (1968), Moreira e Masini (1982), Lèvy (1992) e Tapscott (2010). A pesquisa teve como método o estudo de caso e foi desenvolvido em duas etapas. A primeira delas foi a pesquisa bibliográfica nas bases de dados, banco de teses e dissertações disponíveis no portal de Periódicos da Capes, SciELO e em livros para o aprofundamento do tema e, na segunda etapa, foi aplicado uma sequência didática (SD) com o uso das TIC para o ensino e aprendizagem da tabela periódica nas turmas dos cursos técnicos integrado ao ensino médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) - Campus Timon. A SD foi estruturada com base na teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel (1968) e nas abordagens construtivistas de Zabala (1988) sobre sequências didáticas. Os agentes da pesquisa foram os professores de Química que atuam nas turmas dos cursos técnicos integrados ao ensino médio. A pesquisa utilizou-se de questionários como instrumentos de coleta de dados. Os mesmos foram analisados por meio da tabulação simples para perguntas fechadas e para a análise dos dados das perguntas abertas foi utilizada a análise textual discursiva. Concluiu-se que a inserção das TIC nas práticas pedagógicas, promoveram uma melhoria no ensino e aprendizagem da tabela periódica e, consequentemente contribuem para uma melhor qualidade do ensino médio. pt_BR
dc.description.abstract The present research aims to investigate the use of Information and Communication Technologies (ICT) in the teaching and learning process of the periodic table. It explores the literature on the subject based mainly on the authors, Ausubel (1968), Moreira and Masini (1982), Lèvy (1992) and Tapscott (2010). The research was based on the case study and was developed in two stages. The first one was the bibliographical one for the deepening of the subject and in the second stage a didactic sequence (DS) was applied with the use of the TIC for the teaching and learning of the periodic table in the classes of the technical courses integrated to the high school of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Maranhão (IFMA) - Timon Campus. SD was structured on the basis of Ausubel's Significant Learning theory (1968) and Zabala's (1988) constructivist approaches to didactic sequences. The agents of the research were the professors of Chemistry that work in the classes of the technical courses integrated to the high school. The survey had questionnaires as instruments of data collection. They were analyzed through the simple tabulation for closed questions and the analysis of the data of the open questions was used the discursive textual analysis. It was concluded that the insertion of ICT, in the pedagogical practices, promoted an improvement in the teaching and learning of the periodic table and, consequently, contribute to a better quality of high school. en_US
dc.format.mimetype application/pdf pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Educação en_US
dc.subject Aprendizagem en_US
dc.subject Tabela periódica dos elementos químicos en_US
dc.title O uso das tecnologias de informação e comunicação no ensino e aprendizagem da tabela periódica en_US
dc.type Dissertação
dc.degree.grantor Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul pt_BR
dc.degree.level mestrado pt_BR
dc.degree.date 2019 pt_BR
dc.degree.local Porto Alegre, BR-RS pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) pt_BR
dc.degree.department Campus Porto Alegre pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
123456789193.pdf 2.543Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account