Repositório Institucional do IFRS - Página Inicial

Construindo legados, tecendo histórias: mestre bauer e a jornada mestre-aprendiz no CIMOL

Show simple item record

dc.contributor.advisor Oliveira, Maria Augusta Martiarena de pt_BR
dc.contributor.author Sousa, Renan Ziglioli de pt_BR
dc.date.accessioned 2025-02-19T20:18:16Z
dc.date.available 2025-02-19T20:18:16Z
dc.date.issued 2024 pt_BR
dc.identifier.uri https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1938 pt_BR
dc.description.abstract presente pesquisa objetiva investigar a trajetória de Harald Alberto Bauer, fundador da Escola Técnica Estadual Monteiro Lobato (CIMOL), a qual está localizada na cidade de Taquara, no Rio Grande do Sul, à luz da teoria do materialismo histórico dialético. O período a ser pesquisado perfaz o recorte temporal da criação da escola, em 1960, até 2012, quando do falecimento de Mestre. A ênfase da pesquisa, portanto, se relaciona ao papel do “Mestre Bauer”, um dos fundadores do CIMOL, e seu legado para a educação profissional e tecnologia no Rio Grande do Sul. A partir das entrevistas com familiares, ex-alunos e ex-colegas, bem como de documentos históricos, a pesquisa identificou diversas semelhanças entre a relação Mestre Aprendiz, das antigas Guildas e Corporações de Ofício e a estabelecida entre Mestre Bauer e seus ex-alunos. Ademais, buscou estabelecer paralelos entre os ideais de Mestre Bauer (e valores do CIMOL) com a pedagogia escolanovista, a qual estabelece a centralidade do trabalho na educação. O estudo, portanto, consiste em uma pesquisa exploratória de natureza histórica, buscando demonstrar como fatores socioculturais podem influenciar a constituição de uma educação profissional e tecnológica com potencial de transformar a sociedade. pt_BR
dc.description.abstract The present research aims to investigate the trajectory of Harald Alberto Bauer, founder of the Escola Técnica Estadual Monteiro Lobato (CIMOL), which is located in the city of Taquara, in Rio Grande do Sul, in light of the theory of historical-dialectical materialism. The period to be researched covers the period from the creation of the school, in 1960, until 2012, when Mestre passed away. The emphasis of the research, therefore, is related to the role of “Mestre Bauer”, one of the founders of CIMOL, and his legacy for professional education and technology in Rio Grande do Sul. Based on interviews with family members, former students and -colleagues, as well as historical documents, the research identified several similarities between the Master-Apprentice relationship, of the old Craft Guilds and Corporations and that established between Master Bauer and his former students. Furthermore, it sought to establish parallels between Master Bauer's ideals (and CIMOL values) with New School pedagogy, which establishes the centrality of work in education. The study, therefore, consists of exploratory research of a historical nature, seeking to demonstrate how sociocultural factors can influence the constitution of professional and technological education with the potential to transform society. en
dc.format.mimetype application/pdf pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Educação profissional e tecnológica pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.title Construindo legados, tecendo histórias: mestre bauer e a jornada mestre-aprendiz no CIMOL pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.degree.grantor Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul pt_BR
dc.degree.level Mestrado pt_BR
dc.degree.date 2024 pt_BR
dc.degree.local Porto Alegre, BR-RS pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) pt_BR
dc.degree.department Campus Porto Alegre pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
1234567891938.pdf 3.928Mb PDF View/Open Texto completo

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account