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Sequência didática para a promoção da autorregulação da aprendizagem

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dc.contributor.advisor Zucolotto, Andréia Modrzejewski pt_BR
dc.contributor.author Silva, Lucas Maciaseki da pt_BR
dc.date.accessioned 2025-02-11T20:28:26Z
dc.date.available 2025-02-11T20:28:26Z
dc.date.issued 2025 pt_BR
dc.identifier.uri https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1930 pt_BR
dc.description.abstract Esta dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT), oferecido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) Campus Porto Alegre. A pesquisa está vinculada à linha de pesquisa de Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica e inserida no macroprojeto de Propostas Metodológicas e Recursos Didáticos em Espaços Formais e Não Formais de Ensino em Educação Profissional e Tecnológica. O tema do estudo, sobre a promoção da autorregulação da aprendizagem, surgiu a partir da experiência profissional do pesquisador, no cargo de Técnico em Assuntos Educacionais, no Setor de Orientação Estudantil da Gestão de Ensino do IFRS Campus Restinga. O objetivo foi identificar os conhecimentos sobre autorregulação da aprendizagem que contribuem para a permanência e êxito dos estudantes do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e Tecnológica, a partir do contexto e da realidade dos estudantes do IFRS Campus Restinga. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, de natureza aplicada e com caráter exploratório. A coleta de dados aconteceu por meio de análise documental. A análise dos dados qualitativos adotou como metodologia a Análise Textual Discursiva (ATD). A elaboração do produto educacional, um material didático do tipo sequência didática, intitulado “Sequência Didática para a Promoção da Autorregulação da Aprendizagem”, ocorreu a partir da análise dos dados, os resultados obtidos e a discussão junto ao referencial teórico. Ele tem o objetivo de fornecer aos servidores uma ferramenta prática para promover a autorregulação da aprendizagem entre os estudantes dos Institutos Federais. A avaliação positiva do produto educacional, realizada com a aplicação de um questionário com questões abertas e fechadas aos servidores da Gestão de Ensino dos campi do IFRS, evidenciou que o produto educacional constitui uma resposta adequada ao problema de pesquisa. Conclui-se que a promoção da autorregulação da aprendizagem pode contribuir para a prevenção de fatores individuais que são causadores de evasão e retenção entre os estudantes dos Institutos Federais, favorecendo a permanência e êxito na Educação Profissional e Tecnológica. pt_BR
dc.format.mimetype application/pdf pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Ensino profissional pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Ensino médio pt_BR
dc.title Sequência didática para a promoção da autorregulação da aprendizagem pt_BR
dc.type Livro pt_BR


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