Repositório Institucional do IFRS - Página Inicial

Percepção de consumidores brasileiros sobre a inovação em marcas de cosméticos no mercado brasileiro

Show simple item record

dc.contributor.advisor Fontoura, Daniele dos Santos pt_BR
dc.contributor.author Rios, Mehadi Cunha pt_BR
dc.date.accessioned 2025-02-04T15:46:07Z
dc.date.available 2025-02-04T15:46:07Z
dc.date.issued 2024
dc.identifier.uri https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1914
dc.description.abstract Este estudo tem como objetivo analisar as preferências dos consumidores brasileiros no mercado de maquiagem, com foco nas marcas nacionais e independentes de influenciadoras digitais. A pesquisa foi conduzida por meio de um levantamento que utilizou um questionário elaborado no Google Forms, aplicado a uma amostra de consumidores de diferentes faixas etárias e perfis socioeconômicos, escolhidos por conveniência. A análise revelou que os consumidores demonstram preferência por marcas nacionais, motivados principalmente pela qualidade percebida, preço acessível e apoio à economia local. A inovação, a diversidade de produtos e as práticas sustentáveis são apontadas como essenciais para o sucesso das marcas no mercado. O estudo enfatiza o impacto da influência do marketing de relacionamento nas escolhas dos consumidores e as oportunidades para marcas independentes. pt_BR
dc.description.abstract This study aims to analyze the preferences of Brazilian consumers in the makeup market, focusing on national and independent influencer brands. The research was conducted through a survey that used a questionnaire created on Google Forms, applied to a sample of consumers from different age groups and socioeconomic profiles, chosen by convenience. The analysis revealed that consumers prefer national brands, mainly driven by perceived quality, affordable prices, and support for the local economy. Innovation, product diversity, and sustainable practices are seen as essential for the success of brands in the market. The study emphasizes the impact of relationship marketing on consumers' purchasing decisions and the opportunities for independent brands. en
dc.format.mimetype application/pdf pt_BR
dc.language.iso other en_US
dc.rights Open Access en
dc.subject Cosméticos pt_BR
dc.subject Comércio pt_BR
dc.subject Marketing pt_BR
dc.title Percepção de consumidores brasileiros sobre a inovação em marcas de cosméticos no mercado brasileiro pt_BR
dc.type Other en_US
dc.degree.grantor Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul pt_BR
dc.degree.level Especialização pt_BR
dc.degree.date pt_BR
dc.degree.local Canoas, BR-RS pt_BR
dc.degree.department Campus Canoas pt_BR
dc.degree.specialization Especialização em Gestão de Projetos e Inovação pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
123456789/1914.pdf 765.9Kb PDF View/Open Texto completo

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account