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Resgate histórico das relações curriculares entre os ensinos médio propedêutico e técnico no Campus Pelotas do IFSUL

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dc.contributor.advisor França, Maria Cristina Caminha de Castilhos pt_BR
dc.contributor.advisor Machado, Lucília Regina de Souza pt_BR
dc.contributor.author Xavier, Gabriel de Oliveira
dc.date.accessioned 2024-12-06T13:06:47Z
dc.date.available 2024-12-06T13:06:47Z
dc.date.issued 2024
dc.identifier.uri https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1779
dc.description.abstract No presente estudo, são resgatados elementos da história do Instituto Federal Sul-riograndense (IFSul) com respeito às relações curriculares entre o ensino médio propedêutico e técnico, tendo como balizas os Decretos nº 2.208/1997 e 5.154/2004. Inserido na Linha de Pesquisa Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos em Educação Profissional e Tecnológica, do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), teve como local de pesquisa o Campus Pelotas do IFSul. Foram focalizados três momentos: antes do Decreto nº 2.208/1997, o período da sua vigência e o posterior ao Decreto nº 5.154/2004. A partir dos elementos fornecidos pela pesquisa, foi produzido um documentário com o propósito de incentivar a análise reflexiva da comunidade acadêmica desse Campus sobre seu percurso e perspectivas atuais para a implementação do Ensino Médio Integrado. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa de cunho descritivo e exploratório. Foram consultados documentos institucionais e realizadas entrevistas semiestruturadas com docentes de cursos técnicos de nível médio do IFSul Campus Pelotas que vivenciaram tais períodos históricos. A análise dos dados apoia-se no método materialista histórico-dialético, por meio do qual busca-se apreender as relações curriculares do ensino médio propedêutico e técnico em cada momento focalizado e a materialidade dos contextos sociais e institucionais. Os resultados da pesquisa permitem compreender que a escola não é um ambiente imune às disputas político-ideológicas, inclusive entre as diferentes comunidades disciplinares. A presente pesquisa e o produto educacional dela resultante permitem subsidiar a reflexão sobre os retrocessos e avanços ocorridos na educação brasileira e a importância social da educação profissional e tecnológica pública, gratuita e de qualidade social, como parte integrante da educação básica e direito de todos. en_US
dc.description.abstract This study examines elements of the history of the Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) regarding the curricular relationships between propaedeutic and technical high school education, based on Decrees 2,208/1997 and 5,154/2004. As part of the Research Line Organization and Memories of Pedagogical Spaces in Professional and Technological Education, of the Graduate Program in Professional and Technological Education (ProfEPT), the research site was the Pelotas Campus of IFSul. Three moments were focused on: before Decree 2,208/1997, the period of its validity, and after Decree 5,154/2004. Based on the elements provided by the research, a documentary was produced with the purpose of encouraging the reflective analysis of the academic community of this Campus about its path and current perspectives for the implementation of Integrated High School Education. This is a qualitative research study with a descriptive and exploratory approach. Institutional documents were consulted and semi-structured interviews were conducted with teachers of technical courses at the IFSul Campus Pelotas who experienced these historical periods. Data analysis is based on the historical-dialectical materialist method, through which we seek to understand the curricular relations of propaedeutic and technical secondary education at each focused moment and the materiality of social and institutional contexts. The results of the research allow us to understand that the school is not an environment immune to political-ideological disputes, including between different disciplinary communities. This research and the educational product resulting from it allow us to support reflection on the setbacks and advances that have occurred in Brazilian education and the social importance of free, high-quality public professional and technological education as an integral part of basic education and a right for all. en_US
dc.format.mimetype application/pdf pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Educação profissional e técnológica en_US
dc.subject Ensino médio en_US
dc.subject Ensino médio integrado en_US
dc.subject História da educação en_US
dc.title Resgate histórico das relações curriculares entre os ensinos médio propedêutico e técnico no Campus Pelotas do IFSUL en_US
dc.degree.grantor Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul pt_BR
dc.degree.level Mestrado pt_BR
dc.degree.date 2024 pt_BR
dc.degree.local Porto Alegre, BR-RS pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) pt_BR
dc.degree.department Campus Porto Alegre pt_BR


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