dc.contributor.advisor |
Francisquetti, Edson Luiz |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Mattos, Cezar de |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2019-09-10T00:06:42Z |
pt_BR |
dc.date.available |
2019-09-10T00:06:42Z |
pt_BR |
dc.date.issued |
2019 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/141 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Compósitos de matriz polimérica reforçados com pó de madeira podem ser uma alternativa viável para substituir compensado naval aplicado em carroceria de semirreboques. O objetivo deste trabalho foi desenvolver compósitos de policloreto de vinila (PVC) reforçados com pó de madeira de Medium Density Fiberboard (MDF) e Medium Density Particleboard (MDP), avaliando propriedades físicas, mecânicas e morfológicas e comparando-as ao compensado naval. Análise de custo da troca do material também foi realizada. Os compósitos foram preparados em três amostras diferentes variando a fração mássica de pó de madeira e composto de PVC, sendo elas: 83% de composto de PVC e 17% de pó de madeira, 77% de composto de PVC e 23% de pó de madeira e 71% de composto de PVC e 29% de pó de madeira. Para caracterização dos compósitos foram utilizadas as normas ASTM D790:2003, ASTM D256:2002, ABNT NBR 9486:2011 e ASTM D792:2008. Análises de microscopia ótica dos compósitos e granulométrica do pó de madeira também foram realizadas. Nos parâmetros analisados foi possível perceber a vialbilidade da utilização do compósito para substituição do compensado naval, que fica interessante quando realizada a viabilidade econômica do projeto. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Wood-particle reinforced polymer matrix composites can be a viable alternative to replacing naval plywood applied to semi-trailer bodies. The objective of this research was to develop wood particle reinforced vinyl chloride (PVC) composites from Medium Density Fiberboard (MDF) and Medium Density Particleboard (MDP), evaluating physical, mechanical and morphological properties and comparing them to naval plywood. Cost analysis of material exchange was also performed. The composites
were prepared in three different samples varying the mass fraction of wood particles and PVC compound, namely: 83% of PVC compound and 17% of wood particles, 77% of PVC compound and 23% of wood particles and 71% PVC composite and 29% wood particles. For the haracterization of the composites, the standards ASTM D790: 2003, ASTM D256: 2002, ABNT NBR 9486: 2011 and ASTM D792: 2008 were used. Optical microscopy and particle size analysis were also performed. In the nalyzed parameters it was possible to realize the feasibility of using the composite to replace the naval plywood, which is interesting when realized the economic viability of the project. |
en |
dc.format.mimetype |
application/pdf |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
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dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
PVC (Cloreto de polivinilo) |
pt_BR |
dc.subject |
Madeira |
pt_BR |
dc.title |
Desenvolvimento e avaliação de material compósito de PVC reforçado com pó de madeira para aplicação em carrocerias |
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dc.degree.grantor |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
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dc.degree.level |
Mestrado |
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dc.degree.date |
2019 |
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dc.degree.local |
Farroupilha, BR-RS |
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dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Engenharia de Materiais |
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dc.degree.department |
Campus Farroupilha |
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