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Esta obra, "Desafios da formação docente: contribuições do Pibid IFRS para o fazer docente em diferentes contextos de atuação", contempla o relato de alguns dos desafios vivenciados pelos participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), nos anos de 2022 a 2024, em sua atuação docente. Para isso, este livro está dividido em seis seções, separadas por textos que traduzem os diferentes contextos de atuação do Pibid no IFRS (seção 1), o fazer docente na educação infantil (seção 2), ο fazer docente na educação básica (seção 3), o fazer docente na Educação de Jovens e Adultos (EJA) (seção 4), o fazer docente em ações inclusivas (seção 5) e a formação docente na perspectiva das coordenações (seção 6). Tais relatos dizem respeito aos dezoito meses de vigência deste programa no IFRS. Assim, esta obra discute alguns dos desafios vivenciados pelos agentes do Pibid no IFRS durante o período de 2022 a 2024 nos contextos em que ocorreram. E são nesses espaços adversos em que o ensino e a aprendizagem acontecem que professores e alunos tiveram que criar, recriar, adaptar e refletir sobre suas práticas e buscar recursos para superar os desafios. Observa-se que estas experiências relatadas ultrapassam os limites deste livro e do próprio Programa, refletindo nas práticas de formação docente dos cursos de licenciatura, denunciando os desafios impostos pela realidade da educação básica do Rio Grande do Sul. Dessa forma, muito mais que uma coletânea de textos que relatam alguns dos desafios vivenciados pelos participantes do Pibid do IFRS, em sua atuação docente, esta obra e seus autores apresentam reflexões sobre a educação gaúcha e sua diversidade contextual, o que torna essa leitura necessária e impactante no âmbito das licenciaturas. |
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