dc.contributor.advisor |
Fiorio, Rudinei |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Francisquetti, Edson Luiz |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Oliveira, Eric Manoel Nunes de |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2019-09-04T16:07:13Z |
pt_BR |
dc.date.available |
2019-09-04T16:07:13Z |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/136 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho buscou apresentar e avaliar uma proposta de processo de produção de peças de revestimento interno para o mercado de ônibus, adequadas à substituição de componentes atualmente produzidos principalmente em poliéster reforçado com fibra de vidro (PRFV), mas também em polipropileno (PP) e acrilonitrila-butadieno-estireno (ABS). Como premissa, era importante a utilização
de moldes de baixo custo, bem como as reduções de peso dos componentes, de geração de resíduo e da mão de obra atualmente empregada. A alternativa proposta se baseou na aplicação, por spray, de poliuretano reforçado com fibra de vidro em molde aberto, onde a camada mais externa de acabamento foi uma poliuréia de rápida cura, também aplicada por spray, sem a necessidade de aquecimento do
molde. Foram avaliadas as condições de processamento para validar o novo processo em equipamentos industriais de alta e baixa pressão. Compósitos de poliuretano com diferentes teores de fibra de vidro de 0 até aproximadamente 14% em massa foram estudados. As propriedades mecânicas de módulo de flexão, resistência ao impacto e resistência a tração dos materiais obtidos foram avaliadas e
comparadas com aquelas de materiais atualmente empregados na produção de peças de veículos de transporte. Também foram avaliados os dados de densidade, propriedades térmicas (através de análises de calorimetria exploratória diferencial) e a morfologia das amostras (através de microscopia eletrônica de varredura). Observou-se que o novo material e seu processamento apresenta condições viáveis
para a substituição de diversas peças atuais, apresentando ganhos significativos em tempos de processo, consumo de material e utilização de mão de obra. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This study evaluated a proposal of a manufacturing process for molding
internal parts used in the automotive (buses) market, suitable for the replacement of
current components produced mainly in fiberglass reinforced polyester(FGRP), but
also in polypropylene(PP) and acrylonitrile-butadiene Styrene (ABS). As a premise, it
was important the reduction of: weight of the components, generation of waste and
the intensive labor. The alternative proposal is the spray application of glass fiber
reinforced polyurethane in an open mold, wherein a further external finishing layer is
a fast cure polyurea, also applied by spray, without mold heating. It was evaluated
the processing conditions to validate the new process in industrial equipment of high
and low pressure. Polyurethane composites with different glass fiber contents (0 to
ca. 14 wt%) were studied. The mechanical properties of flexural modulus, impact
resistance and tensile strength of the obtained materials were compared with those
of materials available in the manufacture of parts of transport vehicles. Also were
evaluated the density, thermal properties (by DSC) and morphology (by SEM) of the
samples. It was observed that the new material and its processing presents viable
conditions for the replacement of several current parts, resulting in significant gains in
process times, material consumption and reducing the intensive labor. |
en |
dc.format.mimetype |
application/pdf |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
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dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Nanocompósitos (Materiais) |
pt_BR |
dc.subject |
Poliuretanas |
pt_BR |
dc.subject |
Fibras de vidro |
pt_BR |
dc.title |
Adaptação e avaliação de um processo de fabricação de componentes automotivos de poliuretano com fibra de vidro utilizando spray em molde aberto |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
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dc.degree.grantor |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado |
pt_BR |
dc.degree.date |
2017 |
pt_BR |
dc.degree.local |
Caxias do Sul, BR-RS |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Engenharia de Materiais |
pt_BR |
dc.degree.department |
Campus Caxias do Sul |
pt_BR |