Repositório Institucional do IFRS - Página Inicial

Educação tendo como alvo a autonomia do sujeito

Show simple item record

dc.contributor.advisor Winch, Paula Gaida pt_BR
dc.contributor.author Elicker, Letice pt_BR
dc.date.accessioned 2024-08-12T23:07:36Z pt_BR
dc.date.available 2024-08-12T23:07:36Z pt_BR
dc.date.issued 2023 pt_BR
dc.identifier.uri https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1308
dc.description.abstract Este artigo tem como tema central a educação atual tendo como alvo a autonomia do sujeito. Aborda-se a importância das metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem e nas relações professor-aluno, apontando para o fato de que quando o professor decide ocupar um cargo de autoridade, ele se torna um líder, designando a sala de aula como um importante espaço de convivência, no exercício da liberdade e da autonomia. Propõe-se uma reflexão sobre a interação em sala de aula, onde o professor se torna o principal mediador desta ação, propiciando a aprendizagem dos alunos, demonstrando que muitas vezes a autonomia do aluno na aprendizagem pode melhorar o convívio dele com o professor, permitindo um relacionamento estabelecido na amizade e respeito, desenvolvendo assim o seu próprio progresso físico, psíquico, espiritual e moral. Metodologicamente, ampara-se em uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL), tendo um recorte temporal dos últimos 10 anos (a partir de 2013). Foram selecionados 4 artigos, sendo feita a leitura e a análise. A partir da análise, concluímos que a melhor estratégia para alcançar a autonomia do sujeito é buscar por metodologias que foquem no sujeito como protagonista no seu processo de aprendizagem, desenvolvendo sua autonomia. pt_BR
dc.description.abstract This article focuses on current Education considering the development of autonomous students. It deals with the importance of Active Methodologies in the teaching and learning process and with the relation between teacher and student, indicating that when the teacher decides to take a place of authority, he becomes a leader, turning the classroom into a relevant living space, to act with freedom and autonomy. It is proposed to reflect upon the interactions inside the classroom, where the teacher becomes the main mediator of the teaching practice, demonstrating that the autonomy assigned to the student can improve the relation among students and teacher, cultivating friendship and mutual respect, developing, in this way, their own moral, spiritual, psychological and physical progress. In relation to methodology, a Systematic Literature Review was done, considering the publications in the last 10 years (from 2013). There were selected 4 articles, which were read and analyzed. From this analysis, it was concluded that the best strategy to reach student’s autonomy is to search for methodologies that focus on the students as protagonists in their learning process, developing their autonomy. en
dc.format.mimetype application/pdf pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Práticas pedagógicas pt_BR
dc.subject Metodologias ativas pt_BR
dc.subject Atuação docente pt_BR
dc.title Educação tendo como alvo a autonomia do sujeito pt_BR
dc.type Trabalho de conclusão de especialização pt_BR
dc.degree.grantor Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul pt_BR
dc.degree.level Especialização pt_BR
dc.degree.date 2023 pt_BR
dc.degree.local Ibirubá, BR-RS pt_BR
dc.degree.department Campus Ibirubá pt_BR
dc.degree.specialization Especialização em Ensino, Linguagens e Suas Tecnologias pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
1234567891308.pdf 167.4Kb PDF View/Open Texto completo

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account