dc.contributor.advisor |
Sonza, Andréa Poletto |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Mota, Samuel dos Santos |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2024-06-19T00:00:06Z |
|
dc.date.available |
2024-06-19T00:00:06Z |
|
dc.date.issued |
2024 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1226 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este estudo vincula-se ao mestrado profissional do Programa de Pós-Graduação em
Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT; integra a linha de pesquisa Práticas
Educativas em Educação Profissional e Tecnológica e pertence ao macroprojeto de
inclusão e diversidade em espaços formais e não formais de ensino na EPT. Seu
problema de pesquisa é o seguinte: como promover a inclusão de estudantes com
deficiência por meio da inserção em estágios curriculares obrigatórios, levando em
consideração as políticas institucionais do IFRS? Decorrente da pergunta apresentada
acima, esta dissertação possui o objetivo geral de investigar os desafios e estratégias
para a inclusão de estudantes com deficiência por meio da inserção em estágios
curriculares obrigatórios, analisando as políticas institucionais em vigência no âmbito
do IFRS. No que se refere à metodologia, este estudo foi desenvolvido por meio de
uma pesquisa documental, de abordagem qualitativa e natureza aplicada. Nesse
diapasão, visando contribuir para que os documentos analisados sejam mais
inclusivos e contemplem as condições de acessibilidade encontradas pelos alunos
com deficiência durante os seus estágios curriculares obrigatórios, a pesquisa sugeriu
alterações nos textos dos seguintes regulamentos: Lei no 11.788, de 25 de setembro
de 2008, Instrução Normativa no 213, de 17 de dezembro de 2019, e Instrução
Normativa Proex/Proen/Dgp IFRS no 001, de 05 de maio de 2020. O produto
educacional elaborado a partir desta dissertação é um checklist de verificação da
acessibilidade ofertada aos alunos com deficiência do IFRS durante seus estágios
curriculares obrigatórios, instrumento concebido a partir das seguintes dimensões de
acessibilidade pensadas por Romeu Sassaki (2020): arquitetônica, atitudinal,
comunicacional, instrumental, metodológica e programática. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This paper is linked to the professional master's degree of the Programa de Pós-
Graduação em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT; integrates the
Educational Practices in Professional and Technological Education research line and
belongs to the macro project of inclusion and diversity in formal and non-formal
teaching spaces at EPT. The research problem is the following question: how to
promote the inclusion of students with disabilities through inclusion in mandatory
curricular internships, taking into account IFRS institutional policies? Arising from the
question presented, this study has the general objective of investigating the challenges
and strategies for the inclusion of students with disabilities through inclusion in
mandatory curricular internships, analyzing the institutional policies of IFRS. Regarding
methodology, this study was developed through documentary research, qualitative
approach, and applied nature. In this sense, aiming to contribute to the documents
analyzed being more inclusive and taking into account the accessibility conditions
encountered by students with disabilities during their mandatory curricular internships,
the research suggested changes to the texts of the following regulations: Lei No.
11.788 of September 25, 2008; Instrução Normativa No. 213, of December 17, 2019;
Normativa Proex/Proen/Dgp IFRS No. 001, of May 5, 2020. The educational product
created from this dissertation is an accessibility verification checklist offered to students
with IFRS disabilities during their mandatory curricular internships, an instrument
designed based on the following dimensions of accessibility thought up by Romeu
Sassaki (2020): architectural, attitudinal, communicational, instrumental,
methodological and programmatic. |
en |
dc.format.mimetype |
application/pdf |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Educação Profissional e Tecnológica |
pt_BR |
dc.subject |
Estágios |
pt_BR |
dc.subject |
Acessibilidade |
pt_BR |
dc.title |
O estágio curricular obrigatório e a inclusão de estudantes com deficiência no ensino ofertado na Educação Profissional e Tecnológica: subsídios para o aprimoramento das políticas institucionais em vigência no âmbito do IFRS |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
pt_BR |
dc.degree.level |
mestrado |
pt_BR |
dc.degree.local |
Porto Alegre, BR-RS |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) |
pt_BR |
dc.degree.department |
Campus Porto Alegre |
pt_BR |