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Anais do IV Seminário da Rede Gaúcha de Estudos e Pesquisas sobre Educação Profissional e Tecnológica e IV Seminário ProfEPT IFRS : As (contra)reformas nas políticas educacionais No Brasil e seus impactos na Educação Profissional e Tecnológica

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dc.contributor.author Seminário da Rede Gaúcha de Estudos e Pesquisas sobre Educação Profissional e Tecnológica pt_BR
dc.contributor.author Seminário ProfEPT IFRS pt_BR
dc.contributor.other Castaman, Ana Sara pt_BR
dc.contributor.other Zucolotto, Andréia Modrzejewski pt_BR
dc.contributor.other Veber, Augusto Basso pt_BR
dc.contributor.other Pizzato, Michelle Camara pt_BR
dc.contributor.other Viana, Sérgio Wesner pt_BR
dc.date.accessioned 2024-05-29T20:01:26Z pt_BR
dc.date.available 2024-05-29T20:01:26Z pt_BR
dc.date.issued 2024 pt_BR
dc.identifier.uri https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1184 pt_BR
dc.description.abstract O IV Seminário Rede Gaúcha de Estudos e Pesquisas Sobre Educação Profissional e Tecnológica; IV Seminário ProfEPT IFRS: As (contra) reformas nas políticas educacionais no Brasil e seus impactos na Educação Profissional e Tecnológica foi um evento interinstitucional que discutiu temáticas pertinentes à Educação Profissional e Tecnológica, articulando a tríade ensino, pesquisa e extensão. O evento ocorreu de forma remota entre os dias 28 e 30 de agosto de 2023. Reuniu tanto grupos de pesquisas da Rede Gaúcha em EPT quanto alunos, professores e comunidade do ProfEPT do IFRS. Ambos os seminários, que em 2023 ocorreram como um único evento, vêm se consolidando como um espaço de trocas de saberes, oportunizando diálogo com a sociedade, a fim de qualificar os processos de ensino de Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Neste ano estiveram focados nos debates sobre as (contra)reformas nas políticas educacionais no Brasil e seus impactos na EPT, tal como o título sugere. O evento aprofundou os tópicos desenvolvidos junto às linhas de pesquisa “Práticas educativas em EPT e Organização” e “Memórias de espaços pedagógicos na EPT”, do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica, bem como com as pesquisas realizadas na Rede Gaúcha sobre EPT e; assim, refletiu à luz de contribuições de especialistas da área, convidados a dialogar junto ao grupo. O Seminário oportunizou a realização de palestras, mesas redondas e comunicação de estudos a partir da integração, colaboração e trocas de saberes. A seguir estão todos resumos expandidos apresentados nos três dias de evento, conforme foram encaminhados pelos autores. Tomando como ponto de partida a provocação dada pelo tema escolhido, o evento teve submissão de trabalhos, na forma de resumos expandidos em quatro (04) eixos temáticos, os quais foram: (i) Formação de professores na/para a EPT; (ii) Educação de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão na EPT; (iii) Trabalho, Educação e Currículo Integrado e; (iv) Tecnologias e práticas educativas em EPT. Foram apresentados, após aprovação pela comissão científica do evento, 54 trabalhos, os quais são apresentados na sequência. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject Educação profissional e tecnológica pt_BR
dc.subject Políticas educacionais pt_BR
dc.subject Prática de ensino pt_BR
dc.title Anais do IV Seminário da Rede Gaúcha de Estudos e Pesquisas sobre Educação Profissional e Tecnológica e IV Seminário ProfEPT IFRS : As (contra)reformas nas políticas educacionais No Brasil e seus impactos na Educação Profissional e Tecnológica pt_BR
dc.type livro pt_BR


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1234567891184.pdf 12.69Mb PDF View/Open Texto completo

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