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Proposta de modelo de negócio para as vinícolas familiares do Vale dos Vinhedos : relatório técnico

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dc.contributor.author Didoné, Thompsson Benhur pt_BR
dc.contributor.author Flores, Shana Sabbado pt_BR
dc.contributor.author Breitenbach, Raquel pt_BR
dc.date.accessioned 2024-05-22T19:40:46Z pt_BR
dc.date.available 2024-05-22T19:40:46Z pt_BR
dc.date.issued 2024 pt_BR
dc.identifier.uri https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1180 pt_BR
dc.description.abstract O vinho é um produto milenar e sua elaboração está intimamente ligada à evolução de muitos grupos sociais. O crescimento do interesse pelo consumo do vinho e a cultura a ele associada, tem ampliado o mercado pela via do enoturismo. Como exemplo, destaca-se a região foco deste estudo, o Vale dos Vinhedos, que abrange os municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul na Serra Gaúcha. O registro de Vinícolas Familiares (VFs) foi viabilizado pelo surgimento de legislação específica para a vitivinicultura familiar, a Lei 12.959/2014. O objetivo deste estudo foi identificar recursos e ativos territoriais das vinícolas familiares do Vale dos Vinhedos (VV), gerando subsídios para realização de ações conjuntas que contribuam com sua competitividade, através de um modelo de negócios. A abordagem territorial permite conhecer a localidade, seus ativos e recursos, compreender a forma de territorialização, seus movimentos, heterogeneidade, potencialidades, espaço geográfico, fragilidades e organização social e política, sendo fundamental para a proposição de projetos de desenvolvimento territorial de forma mais justa e inclusiva. Metodologicamente, a pesquisa foi estruturada no método Design Science Research (DSR). Os procedimentos metodológicos utilizados foram: pesquisa documental, revisão sistemática e entrevista semiestruturada com os produtores proprietários das nove vinícolas familiares, as quais foram realizadas no período temporal compreendido de janeiro a abril de 2023. Os dados coletados foram analisados através da matriz SWOT. O estudo permitiu conhecer e caracterizar o território do Vale dos Vinhedos; a agricultura e vinícolas familiares ali instaladas; a paisagem, tradições locais e governança territorial. Como ações em conjunto, os entrevistados elencaram a criação do Roteiro Turístico das Vinícolas Familiares do Vale dos Vinhedos. Para proposição do modelo de negócios foi utilizado a ferramenta Canvas e o plano de ação foi organizado utilizando a matriz 5W2H. As informações coletadas, o modelo de negócios e o plano de ação foram validados com a realização de um Workshop, em agosto de 2023 em uma das VFs. Espera-se que produtos finais deste estudo, ou seja, o modelo de negócios e o Workshop, beneficiem diretamente as vinícolas familiares e contribuam com a academia e com a extensão rural, oferecendo informações e propostas que possam ser implementadas em outras localidades ou setores agrícolas. pt_BR
dc.format.mimetype application/pdf pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Enoturismo pt_BR
dc.subject Vinho e vinificação pt_BR
dc.subject Empreendedorismo pt_BR
dc.subject Vinícolas - Inovação pt_BR
dc.title Proposta de modelo de negócio para as vinícolas familiares do Vale dos Vinhedos : relatório técnico pt_BR
dc.type livro pt_BR


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