Repositório Institucional do IFRS - Página Inicial

Percepções dos professores quanto ao uso de metodologias ativas e os resultados para a aprendizagem de Matemática

Show simple item record

dc.contributor.advisor Viegas, Luciane Torezan pt_BR
dc.contributor.author Savichi, Luisa pt_BR
dc.date.accessioned 2024-04-25T01:00:47Z
dc.date.available 2024-04-25T01:00:47Z
dc.date.issued 2021 pt_BR
dc.identifier.uri https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1170 pt_BR
dc.description.abstract O presente artigo teve como objetivo analisar as percepções dos professores, quanto ao uso de metodologias ativas e os resultados para a aprendizagem de Matemática, uma vez que, é notório a procura docente por estratégias que despertem o interesse e promovam a ação mental dos estudantes. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa e exploratória, com análise bibliográfica e aplicação de questionário. A revisão teórica realizada, com o intuito de perceber a utilização das metodologias ativas ao longo da história, permitiu contrapor com o método tradicional, ainda tão presente no ensino de Matemática. Também foi realizado, um levantamento quantitativo na Plataforma Capes para analisar, as produções publicadas nos últimos cinco anos sobre as metodologias ativas no ensino de Matemática na educação básica, encontrando diversas estratégias para tal. Logo após, por meio do Google Formulários, foi aplicado um questionário aos professores de Matemática da Rede Estadual de Ensino do município de Caxias do Sul, no estado do Rio Grande do Sul, com o intuito de analisar as percepções dos docentes participantes quanto ao uso de metodologias ativas e os resultados para a aprendizagem. Desta pesquisa, concluiu-se que muitos professores reconhecem os benefícios das metodologias ativas para o aprendizado em Matemática e discorrem sobre elas com propriedade. No entanto, ainda se percebe uma diferenciação entre os docentes que consideram estas metodologias como uma forma de tornar as aulas mais dinâmicas e envolventes, daqueles professores que as consideram fundamentais para desenvolver o raciocínio e a ação mental dos estudantes durante o ensino de Matemática. pt_BR
dc.format.mimetype application/pdf pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Matemática - Estudo e ensino pt_BR
dc.title Percepções dos professores quanto ao uso de metodologias ativas e os resultados para a aprendizagem de Matemática pt_BR
dc.type Trabalho de conclusão de especialização pt_BR
dc.degree.grantor Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul pt_BR
dc.degree.level Especialização pt_BR
dc.degree.date 2021 pt_BR
dc.degree.local Farroupilha, BR-RS pt_BR
dc.degree.department Campus Farroupilha pt_BR
dc.degree.specialization Especialização Educação: Reflexões e Práticas para a Educação Básica pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
1234567891170.pdf 10.87Mb PDF View/Open Texto completo

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account