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O presente artigo teve como objetivo analisar as percepções dos professores, quanto ao uso de metodologias ativas e os resultados para a aprendizagem de Matemática, uma vez que, é notório a procura docente por estratégias que despertem o interesse e promovam a ação mental dos estudantes. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa e exploratória, com análise bibliográfica e aplicação de questionário. A revisão teórica realizada, com o intuito de perceber a utilização das
metodologias ativas ao longo da história, permitiu contrapor com o método tradicional, ainda tão presente no ensino de Matemática. Também foi realizado, um levantamento quantitativo na Plataforma Capes para analisar, as produções publicadas nos últimos cinco anos sobre as metodologias ativas no ensino de Matemática na educação básica, encontrando diversas estratégias para tal. Logo após, por meio do Google Formulários, foi aplicado um questionário aos professores de Matemática da Rede Estadual de Ensino do município de Caxias do Sul, no estado do Rio Grande do Sul, com o intuito de analisar as percepções dos docentes participantes quanto ao uso de metodologias ativas e os resultados para a aprendizagem. Desta pesquisa, concluiu-se que muitos professores reconhecem os benefícios das metodologias ativas para o aprendizado em Matemática e discorrem sobre elas com propriedade. No entanto, ainda se percebe uma diferenciação entre os docentes que consideram estas metodologias como uma forma de tornar as aulas mais dinâmicas e envolventes, daqueles professores que as consideram fundamentais para desenvolver o raciocínio e a ação mental dos estudantes durante o ensino de Matemática. |
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