dc.description.abstract |
Em sala de aula, a interpretação e a compreensão de situações-problema e a elaboração das estratégias para a resolução dos mesmos é uma dificuldade acentuada dos estudantes de educação básica em Matemática. O presente artigo teve como objetivo geral investigar quais são as relações entre a Matemática e a Língua Portuguesa na resolução de situações-problema nos anos finais do ensino fundamental, na perspectiva da Base Nacional Comum Curricular. A pesquisa realizada foi qualitativa, com uso de alguns dados quantitativos, mas basicamente de natureza descritiva, pois considerou proporcionar maior entendimento sobre os dados analisados, bem como descrevê-los e interpretá-los, buscando regularidades e relações causais entre os elementos. Para gerar esses dados, optou-se por realizar uma pesquisa bibliográfica e documental utilizando o documento nacional da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em articulação com o referencial teórico da pesquisa. Os dados coletados originados da BNCC foram analisados a partir da abordagem da análise do conteúdo de Moraes (1999), que define cinco etapas para a realização da análise de conteúdo, a saber: preparação das informações, unitarização, categorização, descrição e interpretação. Por fim, constatou-se que a BNCC aborda, nos dois componentes curriculares em questão, algumas competências e habilidades relacionadas com a interpretação e resolução de situações-problema. Entretanto, percebeu-se que há uma ênfase maior nas competências e habilidades de Matemática do quenas de Língua Portuguesa, fazendo emergir questões relativas a esse distanciamento entre os componentes curriculares. |
pt_BR |