dc.contributor.advisor |
Flores, Shana Sabbado |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Vargas, Jade Menezes de |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2024-04-03T19:38:10Z |
pt_BR |
dc.date.available |
2024-04-03T19:38:10Z |
pt_BR |
dc.date.issued |
2020 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1141 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O trabalho teve o intuito de demonstrar a utilidade do squad na estrutura organizacional,
em particular no franchising, possibilitando ganhos tanto para a própria microfranquia,
como para franqueadora. Para o artigo foi utilizado o caso da empresa Beta, que é uma
rede de franquias especializada em marketing digital. Devido ao conhecimento dos
Squads da Spotify, o CEO da empresa teve uma ideia inovadora para amenizar os
problemas de aquisição de franqueados: torná-los qualificados, detentores de uma
parcela autônoma da empresa Beta. O objetivo da pesquisa foi compreender as
especificidades das metodologias ágeis, e da sua aplicabilidade na estrutura
organizacional. Nesse sentido, foi de interesse da pesquisa conhecer a percepção dos
franqueados do modelo empresarial baseado nos Squads, e para isso descreveu o
programa de Squads, apresentado a opinião dos franqueados sobre ampliação da sua
microfranquia, apresentado a percepção diretoria oportunidades do Squads e por fim,
destacando especificidades do Squad na estrutura organizacional. Na entrevista com os
franqueados foi identificado que eles estão satisfeitos com sua franqueadora, e com as
possibilidades do crescimento de sua franquia. Apesar de interessados com o
crescimento, estes demonstraram estarem inseguros sobre a implementação do Squad
e de sua administração. A pesquisa por si só não pôde avaliar o uso do agile.
Possivelmente muitos franqueados relacionem o Squad com o crescimento da sua
franquia ou com o streaming de música, sem assimilar sua importância nas entregas e
na qualidade dos serviços prestados relacionado com as metodologias ágeis. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
The paper has the intent to demonstrate the usefulness of squads in the organizational
structure, in particular in franchising, enabling gains for both the micro franchise and the
franchisor. For the article we used the case of the company Beta, which is a franchise
network specialized in digital marketing. Due to the knowledge of Spotify's Squads, the
company's CEO had an innovative idea to alleviate the problems of acquiring franchisees:
making them qualified, holding an autonomous portion of the Beta company. The objective
of the research was to understand the specificities of agile methodologies, and its
applicability in the organizational structure. In this sense, it was of interest of the research
to know the franchisees' perception of the business model based on the Squads, and for
that it described the Squads program, presented the opinion of the franchisees about the
expansion of their micro franchise, presented the perception of Squads management
opportunities and finally , highlighting Squad's specificities in the organizational structure.
In the interview with the franchisees, it was identified that they are satisfied with their
franchisor, and with the possibilities of growing their franchise. Despite being interested
in the growth, they showed that they were unsure about the implementation of Squad and
its administration. The research alone could not assess the use of agile. Possibly many
franchisees relate Squad to the growth of their franchise or to streaming music, without
assimilating its importance in deliveries and the quality of services provided related to
agile methodologies. |
en |
dc.format.mimetype |
application/pdf |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Franquias |
pt_BR |
dc.title |
Metodologias ágeis como estrutura organizacional: estudo de caso do uso dos squads em microfranquia de marketing digital |
pt_BR |
dc.type |
Trabalho de conclusão de especialização |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
pt_BR |
dc.degree.level |
Especialização |
pt_BR |
dc.degree.date |
2020 |
pt_BR |
dc.degree.local |
Porto Alegre, BR-RS |
pt_BR |
dc.degree.department |
Campus Porto Alegre |
pt_BR |
dc.degree.specialization |
Especialização em Gestão Empresarial |
pt_BR |