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Reflexões sobre a inserção do ensino em Turismo na educação básica do Litoral Norte do Rio Grande do Sul

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dc.contributor.advisor Saraiva, Ana Lúcia Olegário pt_BR
dc.contributor.author Mendes, Bruno Fernandes pt_BR
dc.date.accessioned 2024-02-22T18:24:30Z pt_BR
dc.date.available 2024-02-22T18:24:30Z pt_BR
dc.date.issued 2023 pt_BR
dc.identifier.uri https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1038 pt_BR
dc.description.abstract A proposta deste estudo visa a reflexão sobre o fenômeno do Turismo, sua relação com a educação e sua inserção na Educação Básica enquanto componente curricular nas redes municipais de ensino do Litoral Norte do Rio Grande do Sul. A investigação se caracteriza como uma pesquisa de ordem qualitativa, de caráter exploratório. O percurso metodológico contempla a revisão bibliográfica de estudos referentes à temática, a pesquisa documental com base nas legislações pertinentes à Educação Básica, referenciais curriculares e o Plano de Trabalho Simplificado do Ensino Fundamental Anos Finais da disciplina de Turismo; por fim, o levantamento de dados junto às Secretarias Municipais de Educação da região para identificar a oferta da disciplina de Turismo na Educação Básica. Como resultados, identificou-se que, apenas um, dos vinte e um municípios – Capão da Canoa, contempla o ensino de Turismo como componente curricular na rede municipal de ensino, tornando-se objeto deste estudo. Percebe-se que a atividade turística está presente no Litoral Norte do Rio Grande do Sul, característica evidenciada pelo significativo fluxo populacional em alta temporada (dezembro a março), destacando-se como um importante eixo estratégico de desenvolvimento para o território. Além disso, a pesquisa evidenciou a necessidade do fortalecimento de uma educação formal em Turismo, principalmente nos currículos da Educação Básica. Nesta perspectiva, a inclusão da temática do Turismo como componente curricular nos sistemas educacionais do Litoral, não pretende apenas formar profissionais qualificados para atuarem no setor, mas sim, proporcionar aos estudantes e a população local, uma compreensão ampla do fenômeno turístico, tornando-os críticos sobre o meio em que vivem, levando-se em conta toda a sua especificidade e historicidade. Ainda, possibilita somar esforços na busca de soluções para os problemas socioambientais enfrentados pelo território, romper com a sazonalidade fortemente presente e qualificar a oferta turística. pt_BR
dc.description.abstract The purpose of this study is to reflect on the phenomenon of tourism, its relationship with education and its inclusion in basic education as a curricular component in the municipal schools of the North Coast of Rio Grande do Sul. The investigation is characterized as qualitative, exploratory research. The methodological approach includes a bibliographical review of studies on the subject, documentary research based on the legislation pertaining to Basic Education, curricular references and the Simplified Work Plan for the Final Years of Primary Education for the subject of Tourism; finally, a survey of data from the Municipal Education Departments in the region to identify the provision of the subject of Tourism in Basic Education. The results showed that only one of the twenty-one municipalities - Capão da Canoa - includes tourism teaching as a curricular component in the municipal education network, making it the subject of this study.It can be seen that tourism is present on the North Coast of Rio Grande do Sul, a characteristic evidenced by the significant flow of people in high season (December to March), making it an important strategic axis of development for the territory. In addition, the research highlighted the need to strengthen formal tourism education, especially in primary school curricula. From this perspective, the inclusion of tourism as a curricular component in the educational systems of the Litoral is not only intended to train qualified professionals to work in the sector, but also to provide students and the local population with a broad understanding of the tourism phenomenon, making them critical of the environment in which they live, taking into account all its specificity and historicity. It also makes it possible to join forces in the search for solutions to the socio-environmental problems faced by the territory, to break with the seasonality that is strongly present and to qualify the tourist offer. en
dc.format.mimetype application/pdf pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Turismo pt_BR
dc.subject Educação básica pt_BR
dc.title Reflexões sobre a inserção do ensino em Turismo na educação básica do Litoral Norte do Rio Grande do Sul pt_BR
dc.type Trabalho de conclusão de especialização pt_BR
dc.degree.grantor Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul pt_BR
dc.degree.level Especialização pt_BR
dc.degree.local Osório, BR-RS pt_BR
dc.degree.department Campus Osório pt_BR
dc.degree.specialization Especialização em Educação Básica e Profissional pt_BR


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