Gênero e sexualidade no ensino de Ciências da Natureza no contexto da Educação Básica reflexões e desafios para a formação inicial de docentes
Show simple item record
dc.contributor.advisor |
Prestes, Liliane Madruga |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Leiria, Lílian Vas |
|
dc.date.accessioned |
2023-12-26T19:26:46Z |
|
dc.date.available |
2023-12-26T19:26:46Z |
|
dc.date.issued |
2022 |
|
dc.identifier.uri |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/968 |
|
dc.description.abstract |
A pandemia da COVID-19 contribui para escancarar uma triste realidade vivenciada em nosso país, ou seja, o aumento exponencial das violências de gênero e por orientação sexual. Os dados da pesquisa realizada pela ANTRA (2021) revelam que o Brasil passou a ocupar o 1º lugar no ranking de assassinatos de pessoas trans. Além disso, diariamente nos deparamos com notícias de feminicídios e casos de abuso sexual cometidos contra crianças e adolescentes. Diante deste cenário, o presente estudo tem como objetivo investigar como as temáticas de gênero e sexualidade têm sido pautadas na BNCC e nas atuais diretrizes curriculares para a formação inicial de docentes para a Educação Básica, ampliando os estudos sobre as potencialidades e desafios postos à docência oferecendo subsídios para o aprimoramento das práticas de ensino, em particular, no contexto do curso de Ciências da Natureza ofertado pelo IFRS- Campus Porto Alegre.Para tanto, a metodologia adotada constou de revisão bibliográfica e análise documental, cujos dados produzidos foram analisados a partir de estudos sobre gênero e sexualidade e suas interlocuções com o ensino em Ciências da Natureza. Tais análises também foram articuladas à pesquisa anterior desenvolvida no projeto de iniciação científica que resultou na produção de um livro digital intitulado Diálogos (Im)Possíveis? Estudos Sobre Genética e Gênero Sexo & Gênero. Como resultado, espera-se contribuir para o aprimoramento das práticas docentes voltadas à formação inicial para o ensino de Ciências na Educação Básica, em particular, enfocando temáticas relacionadas a gênero e sexualidade. |
en_US |
dc.format.mimetype |
application/pdf |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de ciências |
en_US |
dc.subject |
Prática docente |
en_US |
dc.subject |
Educação básica |
en_US |
dc.subject |
Gênero e diversidade |
en_US |
dc.subject |
Violência |
en_US |
dc.title |
Gênero e sexualidade no ensino de Ciências da Natureza no contexto da Educação Básica reflexões e desafios para a formação inicial de docentes |
en_US |
dc.degree.grantor |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
pt_BR |
dc.degree.level |
Graduação |
pt_BR |
dc.degree.local |
Porto Alegre, BR-RS |
pt_BR |
dc.degree.graduation |
Licenciatura em Ciências da Natureza – Biologia e Química |
pt_BR |
dc.degree.department |
Campus Porto Alegre |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account