Repositório Institucional do IFRS - Página Inicial

Práticas de Ensino de Ciências comprometidas com a formação integral: sequência didática para o Curso Normal

Show simple item record

dc.contributor.author Dullius, Simone Rosanelli pt_BR
dc.contributor.author Zucolotto, Andréia Modrzejewski pt_BR
dc.date.accessioned 2023-12-06T11:20:52Z
dc.date.available 2023-12-06T11:20:52Z
dc.date.issued 2023 pt_BR
dc.identifier.isbn 978-65-5950-050-5 pt_BR
dc.identifier.uri https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/954 pt_BR
dc.description.abstract Este produto educacional (PE) é o resultado de pesquisa do Mestrado Profissional no Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológico (EPT) do IFRS Campus Porto Alegre/RS, cuja dissertação é intitulada "A DISCIPLINA DE ESTUDOS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA DO CURSO NORMAL E A CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS DE ENSINO DE CIÊNCIAS COMPROMETIDAS COM A FORMAÇÃO INTEGRAL”. Está vinculado à linha de práticas educativas em EPT. A motivação para o tema é a própria atuação da pesquisadora na Escola Municipal de Educação Básica Liberato Salzano Vieira da Cunha a fim de que possa qualificar a sua atuação profissional na disciplina de Estudos de Ciências da Natureza no Curso Normal, investigando como a referida disciplina do curso pode contribuir para construção de práticas de ensino de ciências comprometidas com a formação integral para as normalistas da referida instituição. A coleta de dados da pesquisa ocorreu a partir de um Teste de Alfabetização Científica Básico Simplificado (TACB-S) e também através de questionário e entrevista semiestruturada. O produto educacional consiste numa sequência didática, no formato de e-book, denominado "PRÁTICAS DE ENSINO DE CIÊNCIAS COMPROMETIDAS COM A FORMAÇÃO INTEGRAL: SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O CURSO NORMAL". Esse PE pretende contribuir com a alfabetização científica de estudantes, por meio de uma formação crítica, humana e integral. A sequência didática foi organizada para desenvolver a alfabetização científica no que tange o entendimento da natureza da ciência, o entendimento dos conteúdos da ciência e também o entendimento do impacto da ciência e tecnologia na sociedade e ambiente. pt_BR
dc.format.mimetype application/pdf pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Educação profissional pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.subject Ciências pt_BR
dc.title Práticas de Ensino de Ciências comprometidas com a formação integral: sequência didática para o Curso Normal pt_BR
dc.type outros pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
123456789954.pdf 48.27Mb PDF View/Open Texto completo

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account