Aspectos do processo de ensino-aprendizagem em adolescentes com base nos princípios da neuroeducação
Show simple item record
dc.contributor.advisor |
Horn, Ângelo Cássio Magalhães |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Thumé, Valesca Martins |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2023-10-26T03:19:17Z |
|
dc.date.available |
2023-10-26T03:19:17Z |
|
dc.date.issued |
2022 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/897 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A temática da adolescência denota por si umas das fases mais peculiares do desenvolvimento humano. Trata-se do ápice das transformações relacionadas aos aspectos físicos, biológicos, sociais e emocionais dos indivíduos. Justamente neste período ocorrem significativas alterações no desenvolvimento e amadurecimento do cérebro, dando a ele contornos finais desta transição. A Neurociência ou Neurociências constitui-se em
uma área destinada ao estudo do sistema nervoso, em vários dos seus aspectos: morfológico, funcional e comportamental, entre tantos outros. A Neuroeducação ou Neurociência da Educação é um campo emergente do conhecimento que busca a integração entre a Neurociência e a Educação, visando compreender como o cérebro contribui para o aprendizado, buscando entender seu funcionamento durante a aquisição e consolidação de novas informações. O presente trabalho define-se como revisão bibliográfica narrativa que objetivou a discussão de aspectos do tema ensino e aprendizagem durante a adolescência, tendo a Neuroeducação como seu pano de fundo. Desta forma, as argumentações aqui apresentadas procuram salientar a importância de considerar-se o estado de desenvolvimento do sistema nervoso na busca por algumas estratégias de aprendizagem que melhor se adequam ao período da adolescência. |
pt_BR |
dc.format.mimetype |
application/pdf |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
|
dc.subject |
Ciências da vida |
pt_BR |
dc.subject |
Educação básica |
pt_BR |
dc.subject |
Neurociências |
pt_BR |
dc.title |
Aspectos do processo de ensino-aprendizagem em adolescentes com base nos princípios da neuroeducação |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
pt_BR |
dc.degree.level |
Graduação |
pt_BR |
dc.degree.local |
Porto Alegre, BR-RS |
pt_BR |
dc.degree.graduation |
Licenciatura em Ciências da Natureza – Biologia e Química |
pt_BR |
dc.degree.department |
Campus Porto Alegre |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account