Concepções prévias e desafios postos à docência e à profissão docente a partir da escuta de estudantes do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza
Show simple item record
dc.contributor.advisor |
Prestes, Liliane Madruga |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Pizzato, Michelle Camara |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Silveira, Cristiane Barbosa da |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2023-10-26T03:14:28Z |
|
dc.date.available |
2023-10-26T03:14:28Z |
|
dc.date.issued |
2022 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/896 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A presente investigação buscou analisar as concepções sobre docência e profissão docente, bem como os desafios postos à formação inicial de licenciandos/as do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, com habilitação em Biologia e Química do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Porto Alegre. O foco das análises foi promover subsídios para o debate e aprimoramento da formação inicial a partir da escuta de tais estudantes, buscando compreender como suas identidades docentes são constituídas no decorrer de sua trajetória formativa, as dificuldades e desafios enfrentados no decorrer do curso. Para tanto, a abordagem metodológica é de cunho qualitativo e de natureza básica. Quanto aos procedimentos, foram incluídas pesquisa bibliográfica e documental. Também foi realizado o mapeamento de conhecimentos prévios dos estudantes, os quais participaram de forma voluntária. Os dados produzidos foram sistematizados articulando os referenciais teóricos visando
apresentar subsídios para o aprimoramento e redimensionamento das práticas de ensino no âmbito da licenciatura. Além disso, visam a ampliação do debate sobre as
perspectivas e desafios postos à formação inicial de docentes e, em especial, busca sensibilizar a todos/as para a urgência do engajamento na luta em defesa de
políticas públicas voltadas à valorização da educação no atual cenário brasileiro. Entre os resultados produzidos, o estudo aponta para a necessidade de efetivação de políticas de valorização docente, incluindo o cumprimento das metas do Plano Nacional de Educação (2014-2024), em particular, referentes à valorização docente (metas 17 e 18). Aliado a isso, demonstra os avanços e também os desafios a serem enfrentados no Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza: Biologia e Química visando o aprimoramento constante da formação inicial de docentes, em especial, no contexto pesquisado. |
pt_BR |
dc.format.mimetype |
application/pdf |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
|
dc.subject |
Ciências da vida |
pt_BR |
dc.subject |
Educação básica |
pt_BR |
dc.title |
Concepções prévias e desafios postos à docência e à profissão docente a partir da escuta de estudantes do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
pt_BR |
dc.degree.level |
Graduação |
pt_BR |
dc.degree.local |
Porto Alegre, BR-RS |
pt_BR |
dc.degree.graduation |
Licenciatura em Ciências da Natureza – Biologia e Química |
pt_BR |
dc.degree.department |
Campus Porto Alegre |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account