O desenho Big Mouth enquanto pedagogia para a sexualidade potencialidades e desafios para o ensino em Ciências da Natureza na educação básica
Show simple item record
dc.contributor.advisor |
Prestes, Liliane Madruga |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Moraes, Kênya Silva dos Santos |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2023-10-26T02:30:20Z |
|
dc.date.available |
2023-10-26T02:30:20Z |
|
dc.date.issued |
2022 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/892 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O objetivo deste estudo é mapear os conteúdos veiculados no desenho animado Big Mouth, enfocando no potencial da mídia no âmbito do ensino de ciências na Educação Básica, em particular, enquanto pedagogia para a sexualidade acessada pelo público adolescente em plataforma de streaming. A metodologia incluiu a revisão de literatura a partir do mapeamento de pesquisas na perspectiva dos estudos culturais e suas articulações com o ensino de ciências da Natureza. Paralelo a isso, inclui o levantamento e análise dos conteúdos, em particular, relacionados a área de Ciências da Natureza, mais especificamente acerca de gênero e sexualidade presentes nos episódios da 1ª temporada. Entre as motivações para a escolha de tal temática, destacamos a ampliação do acesso à internet por crianças e adolescentes e, concomitantemente, o aumento da variedade de desenhos animados disponibilizados, entre os quais citamos o Big Mouth. Num levantamento inicial, constatamos que no decorrer dos episódios, as temáticas giram em torno de questões relacionadas a gênero e, principalmente, corpo e sexualidade, incluindo as mudanças físicas e emocionais que envolvem a puberdade e adolescência. Diante deste cenário, propomos aprofundar os estudos teóricos enfocando as potencialidades de tal artefato enquanto pedagogia cultural e divulgação de conhecimentos relacionados a corpo, gênero e sexualidade. Os dados produzidos visam promover subsídios para a abordagem e/ou aprimoramento das práticas educativas desenvolvidas no âmbito da Educação Básica. |
pt_BR |
dc.format.mimetype |
application/pdf |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
pt_BR |
dc.subject |
Ciências da vida |
pt_BR |
dc.subject |
Educação básica |
pt_BR |
dc.subject |
Identidade de gênero |
pt_BR |
dc.title |
O desenho Big Mouth enquanto pedagogia para a sexualidade potencialidades e desafios para o ensino em Ciências da Natureza na educação básica |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
pt_BR |
dc.degree.level |
Graduação |
pt_BR |
dc.degree.local |
Porto Alegre, BR-RS |
pt_BR |
dc.degree.graduation |
Licenciatura em Ciências da Natureza – Biologia e Química |
pt_BR |
dc.degree.department |
Campus Porto Alegre |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account