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A interdisciplinaridade no ensino superior: Uma análise das Licenciaturas em Ciências Exatas a partir de seus Projetos Pedagógicos de Curso

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Title: A interdisciplinaridade no ensino superior: Uma análise das Licenciaturas em Ciências Exatas a partir de seus Projetos Pedagógicos de Curso
Author: Silva, Larissa Carniel da; Pasqualetto, Terrimar Ignácio
Abstract: A expansão e interiorização do ensino superior no Brasil abriu espaço para a criação de novos cursos de graduação, entre eles as licenciaturas interdisciplinares. A Licenciatura em Ciências Exatas é um exemplo dessa modalidade de formação. A criação de tais cursos se fundamenta na necessidade de diminuir os distanciamentos disciplinares, promover uma educação menos compartimentada e propiciar diferentes níveis de integração entre os temas costumeiramente discutidos de forma isolada. Pensando nisso, este trabalho teve como objetivo investigar de que forma a interdisciplinaridade é apresentada nos Projetos Pedagógicos de Curso e aparece nas ementas das disciplinas de cursos de Licenciatura em Ciências Exatas ativos no Brasil. Para isso, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa do tipo documental, na qual foram analisados seis cursos de Licenciatura em Ciências Exatas oferecidos por quatro instituições públicas de ensino superior. A partir da análise de seis Projetos Pedagógicos de Curso, totalizando 688 disciplinas, verificamos que somente 36 dessas apresentavam aspectos e características interdisciplinares em suas ementas. O exame dos documentos apontados revelou ainda uma considerável diversificação nas características curriculares dos cursos investigados, o que pode estar relacionado à ausência de parâmetros curriculares nacionais que norteiem a criação de cursos superiores interdisciplinares. Percebe-se, portanto, que, apesar de avanços e da intenção de interdisciplinaridade estar presente nos Projetos Pedagógicos de Curso, ela ainda é pouco trabalhada nas ementas das disciplinas das Licenciaturas em Ciências ExatasThe expansion and internalization of Higher Education in Brazil opened space for the creation of new undergraduate courses, including interdisciplinary degrees, among which are the Degree in Exact Sciences. The creation of such courses is based on the need to reduce disciplinary hold off, promising less compartmentalized education and provide different levels of integration between themes that are usually isolated discussion. With that in mind, this work aimed to investigate how interdisciplinarity is presented in Course Pedagogical Projects and appears in the syllabi of current courses of Degree in Exact Sciences, in Brazil. For this, we developed qualitative research of the documentary type, in which six courses of Degree in Exact Sciences offered by four public institutions of Higher Education were analyzed. Based on the analysis of six Course Pedagogical Projects, totaling 688 disciplines, we found that only 36 of these disciplines had interdisciplinary aspects and characteristics in their syllabi. Examination of the documents mentioned also revealed considerable diversification in the curricular characteristics of investigated courses, which may be related to the absence of national curricular parameters that guide the creation of interdisciplinary higher education courses. It can be seen, therefore, that despite advances and the intention of interdisciplinarity being present in Course Pedagogical Projects, it is still little worked on the syllabi of the disciplines in Degrees in Exact Sciences.
URI: https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/790
Date: 2023


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