Repositório Institucional do IFRS - Página Inicial

A literatura infantil e as práticas docentes na temática etnorracial em algum lugar entre o mar e a lagoa. O que as escolhas dos títulos (não) revelam?

Show simple item record

dc.contributor.advisor Quadros, Adriana Silvester pt_BR
dc.contributor.author Rosa, Andréa Cristiane Silveira da
dc.date.accessioned 2023-04-06T15:16:13Z
dc.date.available 2023-04-06T15:16:13Z
dc.date.issued 2022
dc.identifier.uri https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/785 pt_BR
dc.description.abstract Este artigo, relacionado ao Curso de Especialização em Educação Básica e Profissional do IFRS - Campus Osório apresenta uma análise sobre as contribuições da literatura infantil para a construção da identidade da criança negra, a partir da implementação da Lei no “10639/2003,com objetivo de pesquisar como as escolhas literárias infantis com temática etnorracial podem contribuir para a construção da identidade da criança negra no espaço escolar. A abordagem da investigação deste estudo foi qualitativa, percorrendo os caminhos metodológicos propostos por MINAYO (2012), desenvolvida em duas etapas: a primeira na identificação das obras vinculadas à temática, utilizadas por professoras do 2o ano de uma escola pública municipal de Ensino Fundamental no Litoral Norte Gaúcho. E a segunda na análise das principais obras arroladas por essas professoras, relacionando com as representações etnorraciais compreendidas nessas histórias infantis. Diante das análises do conteúdo contidos nesses livros escolhidos, foi possível identificar que apesar da contribuição que a lei trouxe, ainda existe a necessidade de novos modos de articulação sobre as relações etnorraciais e das representações sobre a negritude e sua identidade, de forma a desafiar a escola a encarar a temática pedagogicamente, conectando-se com as relações raciais que fazem parte da construção histórica brasileira. pt_BR
dc.format.mimetype application/pdf pt_BR
dc.rights Open Access pt_BR
dc.subject Literatura infantil pt_BR
dc.title A literatura infantil e as práticas docentes na temática etnorracial em algum lugar entre o mar e a lagoa. O que as escolhas dos títulos (não) revelam? pt_BR
dc.degree.grantor Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul pt_BR
dc.degree.level Especialização pt_BR
dc.degree.local Osório, BR-RS pt_BR
dc.degree.department Campus Osório pt_BR
dc.degree.specialization Especialização em Educação Básica e Profissional pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
123456789785.pdf 611.7Kb PDF View/Open Texto completo

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account