Impacto da observação e honra na desonestidade das pessoas
Show full item record
Title:
|
Impacto da observação e honra na desonestidade das pessoas |
Author:
|
Arnhold, Cleiton Rodrigo
|
Abstract:
|
Todas as pessoas são desonestas, umas mais do que outras. Os humanos são regidos por uma bússola moral que define um limite de desonestidade baseado na sua percepção de incentivos. Há um grande interesse em entender os fatores que levam o aumento ou redução da desonestidade das pessoas. Assim, é possível desenvolver mecanismos eficazes para controlar e reduzir essas atitudes em ambientes profissionais, públicos e privados. O objetivo da presente pesquisa é identificar a influência de estímulos e sistemas de controle sobre a atitude desonesta de clientes. Através de um experimento de campo verificou-se a quantidade de clientes que devolveram o dinheiro extra que receberam junto ao troco, a partir da exposição de dois tipos de incentivos. O experimento foi realizado com 146 pessoas em duas empresas do Vale do Caí. Os resultados mostraram que a presença de um cartaz com olhos desenhados em frente ao caixa diminuiu a desonestidade e fez com que as pessoas devolvessem mais o troco excedente, entretanto a presença de um cartaz com um código de honra não teve impacto na comportamento de devolução de troco excedente. Com contribuição do trabalho, as organizações podem utilizar-se destes conhecimentos para diminuir a intensidade da desonestidade nas relações comerciais, assim como governos poderão criar políticas públicas a fim de reduzir os benefícios da desonestidade. |
URI:
|
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/673
|
Date:
|
2017 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account