A análise da participação de mercado de ferramentas de corte para indústria moveleira brasileira
Show simple item record
dc.contributor.advisor |
Crespam, Cristina Ceribola |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Kessler, Andrei Roberto |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2022-09-14T20:14:49Z |
|
dc.date.available |
2022-09-14T20:14:49Z |
|
dc.date.issued |
2019 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/612 |
|
dc.description.abstract |
O presente estudo tem por objetivo analisar a participação de mercado dos principais fornecedores de ferramentas de corte para o mercado moveleiro brasileiro. Para tanto, desenvolveu-se um estudo conclusivo de abordagem quantitativa, tendo por público-alvo as empresas moveleiras brasileiras compradoras de ferramentas de corte, de modo que a sua seleção foi feita por meio de uma amostragem por conveniência. Para a coleta de dados aplicou-se um questionário e a análise dos mesmos foi feita por meio de estatística básica e de correlação de Pearson. Os principais resultados apontaram o perfil profissional dos compradores de ferramentas de corte para madeira, indicando que 85% dos respondentes é do gênero masculino, a média de idade é de 34 anos, 70% possui curso de ensino superior em andamento ou concluído e 45% dos respondentes tem entre 1 e 10 anos de trabalho na empresa. Além disso, observou-se uma correlação alta entre o tempo de empresa com o tempo de função exercida. Pode-se observar a existência da regra de três neste mercado e conseguiu-se indicar quais são os principais fornecedores de ferramentas standard e ferramentas especiais. Obteve-se, ainda, os principais critérios influenciadores na compra das ferramentas de corte para a escolha da marca a ser comprada, tanto no mercado de ferramentas standard quanto no mercado de ferramentas especiais. Conseguiu-se realizar uma correlação de Pearson para verificar se o tempo de existência da empresa influencia na escolha da marca, observando assim se existe algum tipo de fidelidade ou as escolhas pelas ferramentas são realizadas através de critérios influenciadores de compra. |
pt_BR |
dc.format.mimetype |
application/pdf |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Administração |
pt_BR |
dc.title |
A análise da participação de mercado de ferramentas de corte para indústria moveleira brasileira |
pt_BR |
dc.type |
Trabalho de conclusão de graduação |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
pt_BR |
dc.degree.level |
Graduação |
pt_BR |
dc.degree.date |
2019 |
pt_BR |
dc.degree.local |
Feliz, BR-RS |
pt_BR |
dc.degree.graduation |
Tecnologia em Processos Gerenciais |
pt_BR |
dc.degree.department |
Campus Feliz |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account