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Ensino técnico integrado ao ensino médio: mundo do trabalho x mercado do trabalho

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dc.contributor.author Reis, Marli Pettenon dos pt_BR
dc.contributor.other Sousa, Alexandre Ricardo Lobo de pt_BR
dc.date.accessioned 2022-07-04T21:01:53Z pt_BR
dc.date.available 2022-07-04T21:01:53Z pt_BR
dc.date.issued 2021 pt_BR
dc.identifier.uri https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/530 pt_BR
dc.description.abstract As instituições escolares são resultado de um processo sócio-histórico e vão se transformando de acordo com as atuações de seus profissionais, além de receberem normativas das suas Mantenedoras e/ou Redes de Ensino e regramentos legais. Possuem autonomia para compor seus Projetos Políticos Pedagógicos e Regimentos de acordo com ideais pedagógicos que representam o grupo, a comunidade. A pesquisa proposta pretendia apresentar o conteúdo dos documentos norteadores do Curso Técnico em Informática Integrado ao ensino Médio no Instituto Federal do Rio Grande do Sul/Campus Osório/RS e do Instituto Estadual Riachuelo/Capão da Canoa/RS, com o intuito de verificar a existência de temáticas distintas mundo do trabalho x mercado de trabalho. Após apresentação de fragmentos dos documentos norteadores das duas instituições investigadas, verificou-se que os dois campos conceituais estão presentes nas propostas pedagógicas. Sendo que após apresentação do referencial teórico sobre o tema e análise dos documentos, também foi realizada uma pesquisa com docentes das duas instituições de ensino a fim de obter dados para análise sobre o tema investigado. Após análise dos documentos apresentados podemos inferir que os dois campos conceituais objetos desta pesquisa se fazem presentes, com maior aprofundamento teórico sobre mundo no trabalho nos documentos norteadores do IFRS, e menos sobre esta abordagem no I.E.Riachuelo. Por um lado, a necessidade da escola atender as necessidades da comunidade com formação para os trabalhadores ocuparem espaços e vagas no mercado de trabalho, com ideais de capacidade competitiva, adaptação individual às demandas do mercado de trabalho, competitividade, ser e manter-se empregável. Por outro lado, como a escola enquanto Instituição pública, lida com essas demandas sociais (regionais, de nação e globalização), questões que fazem parte da complexidade educacional, com anseios e desejos dos profissionais, alunos, famílias, rede de ensino, objetivos do sistema. Nas respostas dos questionários realizados com alguns docentes das duas escolas, observou-se que há uma preocupação em valorizar as demais disciplinas (as não-técnicas), pois influenciam muito na formação profissional. Em especial, procurou-se analisar disciplinas tais como Arte, música, filosofia e sociologia, tendo em vista que estas disciplinas possuem caráter de conhecimento sobre sociedade e linguagens, características fundamentais para compor uma educação integral do ser humano, base da formação voltada para o mundo do trabalho. Neste sentido, podemos inferir que quando o foco é excessivamente voltado para a empregabilidade (leia-se mercado de trabalho), corre-se o risco de abandonar discussões históricas, sociológicas, filosóficas e formas de abstração da vida pelas linguagens das artes, que podem e são instrumento desalienante e de libertação das explorações que a classe trabalhadora necessita. Um bom profissional pode e deve conhecer a técnica profissional, ser eficaz e eficiente, mas isso não exclui a necessidade de refletir sobre suas ações éticas, sua atuação enquanto ser social, busca por melhores condições de trabalho, manutenção de seus direitos, consciência sobre consumo, questões de sustentabilidade, etc. A busca pelo equilíbrio entre formação manual/técnica de qualidade pode estar aliada ao desenvolvimento de capacidades intelectuais e consciência cidadã. Obter conhecimento sobre as diferentes abordagens das propostas dos cursos investigados e analisar as concepções contidas nos mesmos colabora para a atuação docente de forma consciente. Neste sentido, o direito à educação básica e/ou profissional na modalidade de ensino integrada ao ensino médio necessita alcançar aos estudantes que dependem desta para acessá-la com preparação técnica e também humana, indo além do desenvolvimento e aprendizagem de algumas competências. Almejando uma visão de ir além das aprendizagens por competências e, tornar os futuros profissionais pessoas qualificadas, capazes de compreender como se dão os processos produtivos, as relações de poder, o valor de seu trabalho, conscientes de seu papel humano e social, em busca de uma sociedade mais justa. pt_BR
dc.format.mimetype application/pdf pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights Open Access pt_BR
dc.subject Educação Profissional e Tecnológica pt_BR
dc.subject Mundo do trabalho pt_BR
dc.subject Ensino médio pt_BR
dc.title Ensino técnico integrado ao ensino médio: mundo do trabalho x mercado do trabalho pt_BR
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização pt_BR
dc.degree.grantor Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul pt_BR
dc.degree.level Especialização pt_BR
dc.degree.local Osório, BR-RS pt_BR
dc.degree.department Campus Osório pt_BR
dc.degree.specialization Especialização em Educação Básica e Profissional pt_BR


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