Title: | Trabalhando com números racionais a partir da perspectiva de uma turma de 2º ano do ensino médio |
Author: | Agliardi, Tiago Belloli |
Abstract: |
O presente trabalho partiu de dúvidas e dificuldades do pesquisador enquanto estudante a cerca dos números racionais. Procurou analisar a percepção deste conteúdo por uma turma de 2° ano do Ensino Médio de uma escola Estadual do município de Osório, no Rio Grande do Sul. A partir da metodologia qualitativa, utilizando o grupo focal como recorte, a pesquisa se constituiu com base em um questionário com cinco exercícios, aplicados na turma e em entrevistas realizadas com alguns destes alunos. Teve como norte teórico os livros didáticos, os PCN’s, e estudos acadêmicos na área dos números racionais. Sobre os resultados é possível observar que a maioria dos alunos culturalmente não gosta deste conteúdo. Os motivos podem ser vários: não ter aprendido bem na base do ensino fundamental; esse conteúdo ser entendido como já aprendido pelos professores e não necessitar de recapitulação; os livros didáticos que o apresentam de forma fragmentada e descontextualizada. Enfim, esta pesquisa é importante para o meio acadêmico por tratar de um assunto espinhoso e pouco estudado. Talvez os professores, para quebrar com estigmas culturais, precisem pensar em uma educação matemática mais contextualizada, unificando saberes e o dia a dia dos alunos. The present work started from doubts and difficulties of the researcher as a student about the rational numbers. It sought to analyze the perception of this content by a 2nd grade high school class from a State school in the municipality of Osório, Rio Grande do Sul. From the qualitative methodology, using the focal group as a cut, the research was constituted based on a questionnaire with five exercises, applied in the class and in interviews with some of these students. It had as theoretical north the didactic books, the NCPs, and academic studies in the area of rational numbers. About the results it is possible to observe that the majority of students culturally do not like this content. The reasons can be several: have not learned well in the base of elementary school; this content be understood as already learned by teachers and do not need recapitulation; the textbooks that present it in a fragmented and decontextualized way. Anyway, this research is important for the academic environment because it deals with a thorny and little studied subject. Perhaps teachers, to break with cultural stigmas, need to think of a more contextualized mathematical education, unifying knowledge and the students' daily lives. |
URI: | https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/526 |
Date: | 2019 |
Files | Size | Format | View | Description |
---|---|---|---|---|
123456789526.pdf | 1.306Mb |
View/ |
Texto completo |