dc.description.abstract |
Este material é dedicado a você que, no período do estágio probatório, tem o desafio de integrar-se à instituição, conhecer os meandros da administração pública e, principalmente, construir uma identidade profissional que conduza à realização pessoal e no trabalho ao longo da vida. Certamente é apenas uma iniciativa que visa a contribuir num processo que envolve outros atores e ações institucionais. Não obstante, é um esforço que busca dar visibilidade ao grupo de pessoas nessa situação e à importância da formação durante uma fase crítica de adaptação ao espaço institucional e à nova carreira que impactará no desempenho e na qualificação do processo educativo do Sistema Nacional de Educação. O Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) oferecido pela Instituição Associada, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Porto Alegre, inserido na área de Ensino da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) conduziu o processo de elaboração de uma formação continuada direcionada ao público de servidores em estágio probatório em uma instituição federal de ensino (IFE), no caso a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Concretizada neste livro digital, configura-se em uma reformulação da trilha de aprendizagem de iniciação ao serviço público empreendida na UFRGS até então, na qual o percurso educativo indicado possui foco em estratégias transversais e interdisciplinares, ancorando-se no trabalho como princípio educativo e na busca pela formação humana integral e significativa dos sujeitos, a fim de promover transformações do meio social e cultural no qual estão inseridos. O estudo foi realizado na linha de pesquisa ―Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT)‖ que trata dos aspectos pedagógicos e regulamentares para a concepção e organização do espaço educativo. Assim, a pesquisa desenvolvida entre 2019-2021 ― Formação Continuada: contribuições para o desenvolvimento do servidor público em estágio probatório‖ preocupou-se em conciliar aquelas premissas com as diferentes leis e normas do serviço público, da educação nacional e da instituição na qual será desenvolvida a formação sem deixar de considerar seus traços culturais. A partir da aplicação de questionários a 117 servidores em estágio probatório (entre jan./2018 e jul./2020) e 33 chefias, produziram-se diversos dados quali e quantitativos. Mediante a análise por categorias foi possível estabelecer padrões semânticos com repetida frequência nos discursos coletados. Um segundo instrumento analisado foi o relatório de capacitações indicadas nas avaliações do estágio probatório dos servidores técnicos no primeiro ciclo avaliativo (entre jul./2018 e dez./2020). As categorias semânticas identificadas nas duas análises coincidem em aspectos centrais que serviram de base inspiradora para a elaboração dos eixos temáticos propostos na nova trilha. Assim, a elaboração do material é fruto da análise de manifestações de servidores em estágio probatório sobre a experiência do ingresso na UFRGS, representando diversos sentimentos e percepções quanto a vivências individuais e coletivas em distintas realidades. Especificamente quanto à colaboração da capacitação para a integração do servidor ingressante avaliou-se a formação ―Trilha de Aprendizagem Iniciação ao Serviço Público na UFRGS‖ proposta pela Escola de Desenvolvimento de Servidores da UFRGS (EDUFRGS). Um dos pontos mais relevantes foi a evidente dificuldade em conhecer a estrutura e o funcionamento da Instituição, seja pela dimensão estrutural, a complexidade das relações institucionais ou o espaço físico robusto e as grandes distâncias. Ainda que a Universidade possua diversos meios de comunicação, muitas informações estão dispersas, o que dificulta o acesso a elas. Diante disso, compreende-se o anseio dos novos servidores em ter uma referência para identificar as principais ações a serem tomadas no início da vida funcional. Portanto, o material foi cuidadosamente elaborado para esse público, comunicando de forma clara e objetiva os tópicos de interesse prático e oferecendo oportunidades de reflexão teórico-crítica a respeito da nova carreira, da Instituição de Ensino na qual ingressam e, especialmente, da integração ao grupo de profissionais da educação servidores públicos federais, composto por professores e por técnicos administrativos em educação. Nesse sentido, busca oferecer subsídios que favoreçam a convivência nas relações que estão sendo estabelecidas entre colegas, alunos, comunidade e instituição. O propósito é contribuir para o desenvolvimento dos sujeitos, apresentando um caminho - que pode ser trilhado por diferentes percursos de acordo com a realidade pessoal e circunstancial de cada indivíduo - em direção à formação de servidores, profissionais da educação, cientes de seus direitos e deveres e, mais do que isso, de seu papel social ao atuar em uma IFE. |
pt_BR |