Cuidado de si e autoética: a religação dos saberes docentes na complexidade
Show simple item record
dc.contributor.author |
Soave, Cláudia |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Rosa, Geraldo Antonio da |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Arruda, Marina Patrício de |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2021-12-14T17:55:21Z |
pt_BR |
dc.date.available |
2021-12-14T17:55:21Z |
pt_BR |
dc.date.issued |
2021 |
pt_BR |
dc.identifier.isbn |
978-65-8673-463-8 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/466 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O livro Cuidado de si e autoética: a religação dos saberes
docentes na complexidade, que o leitor porventura tem às mãos, propõe a religação dos saberes cuidado de si e autoética, como contribuição para uma atuação docente que, para além das implicações da biopolítica, possa se inspirar em possíveis horizontes da educação na complexidade. O livro é fruto de uma pesquisa, que teve como bússola o diálogo profícuo e ativo dos seus autores, em exposições de trabalhos: em eventos, palestras, intercâmbios acadêmicos, projetos de interação com as escolas, etc., nos quais pude conhecer melhor a temática e seus autores, profissionais sérios e qualificados, que se mostraram incansáveis na busca do conhecimento e no compartilhamento de saberes. Emerge uma autoconsciência no trabalho bastante sui generis nesse sentido, na medida em que advém de uma vivência, não apenas a partir de leituras teórico-acadêmicas, mas porque se trata de uma experiência, como pilar fundamental, de pessoas que não querem sacrificar sua vida em prol de metas e indicadores tão somente, uma vez que isso é muito pouco para pautar os problemas que enfrentamos hoje no Planeta. Para isso, os autores se aproximam do campo da Filosofia da Educação, dispostos a enxergar a totalidade – essa faculdade que se encontra hoje cada vez mais em extinção, entendendo que o ser, a consciência e a linguagem são indissociáveis. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
A publicação do presente livro teve fomento do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Edital IFRS Nº 09/2021 – auxílio à publicação de produtos bibliográficos. |
pt_BR |
dc.format.mimetype |
application/pdf |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Educs |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Educação - Filosofia |
pt_BR |
dc.subject |
Prática de ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Cuidados pessoais com a saúde |
pt_BR |
dc.subject |
Saberes - Professores |
pt_BR |
dc.subject |
Ética |
pt_BR |
dc.title |
Cuidado de si e autoética: a religação dos saberes docentes na complexidade |
pt_BR |
dc.type |
Livro |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account