Caderno Trajetória Horizonte: projetos de futuro e mundo do trabalho
Show simple item record
dc.contributor.author |
Soria, Fabiano |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Vaz, Liliane Madruga Prestes |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2021-10-11T19:40:43Z |
pt_BR |
dc.date.available |
2021-10-11T19:40:43Z |
pt_BR |
dc.date.issued |
2021 |
pt_BR |
dc.identifier.isbn |
978-65-86734-95-9 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/422 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este produto educacional originou-se da pesquisa de mestrado profissional intitulada “Trajetórias Criativas, Mundo do trabalho e Educação Profissional e Tecnológica: Conexões possíveis”, como requisito para a obtenção do grau de mestre em educação profissional e tecnológica do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). Consiste num recurso didático, o qual visa contribuir com um programa de atendimento a jovens em distorção idade/série nos anos finais do ensino fundamental chamado Trajetórias Criativas, vigente em escolas estaduais de Porto Alegre e região metropolitana entre os anos de 2012 a 2019. A partir de análise do material existente sobre o programa Trajetórias Criativas e da observação da sua dinâmica de funcionamento em uma das escolas participantes durante os oito anos de aplicação, percebeu-se que havia espaço para uma abordagem mais aprofundadas sobre questões relacionadas ao futuro dos jovens estudantes após a conclusão do ensino fundamental, como a elaboração de seus projetos pessoais e a relação com o mundo do trabalho. A elaboração do presente material didático seguiu como referência a série de cadernos temáticos Trajetórias Criativas e tem o objetivo de trazer aos estudantes elementos para compreensão do mundo do trabalho e reflexões sobre seus percursos futuros. Por fim, esperamos que este produto educacional possa trazer subsídios para o aprimoramento das ações deste e também para os outros programas enquanto políticas de inclusão das juventudes em distorção idade/série, beneficiando jovens em situação de vulnerabilidade social, população sobre a qual se acumula uma enorme dívida, especialmente em termos educacionais. |
pt_BR |
dc.format.mimetype |
application/pdf |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
pt_BR |
dc.subject |
Criatividade |
pt_BR |
dc.subject |
Jovens - Emprego |
pt_BR |
dc.subject |
Trabalho |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino fundamental |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Profissional e Tecnológica |
pt_BR |
dc.title |
Caderno Trajetória Horizonte: projetos de futuro e mundo do trabalho |
pt_BR |
dc.type |
outros |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account