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Acessibilidade atitudinal; Barreiras atitudinais; Pessoas com deficiência; Educação Profissional e Tecnológica; Psicologia e Ensino

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dc.contributor.author Pôncio, Elis Regina pt_BR
dc.contributor.author Sonza, Andréa Poletto pt_BR
dc.date.accessioned 2021-10-08T20:00:15Z pt_BR
dc.date.available 2021-10-08T20:00:15Z pt_BR
dc.date.issued 2020 pt_BR
dc.identifier.uri https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/420 pt_BR
dc.description.abstract Este livro digital (e-book) trata-se de um Produto Educacional (PE), resultado de pesquisa de mestrado, ligada à linha de pesquisa “Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT)”. Faz parte do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Porto Alegre. Tal programa pertence à área de Ensino e é reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação (MEC). A pesquisa versou sobre o tema “acessibilidade atitudinal e barreiras atitudinais contra pessoas com deficiência nas instituições de Ensino, pautado no paradigma da Educação Inclusiva”. Teve como objeto empírico – estudo de caso - uma instituição pública de Educação Profissional e Tecnológica especificamente os campi Bento Gonçalves e Osório, do IFRS. E contou com 15 participantes, sendo esses: alunos, docentes e técnicos (pessoas com e sem deficiência). Este livro está dividido em três capítulos: No primeiro capítulo abordamos a relação entre a pessoa com deficiência e a sociedade, essa com suas limitações e suas inacessibilidades, na perspectiva de Vygotsky (1997). No segundo capítulo trazemos a questão da inclusão social (a essencial e a eletiva) na sociedade, a qual tem reflexo nas instituições de Ensino, na perspectiva de David Rodrigues (2006); das dimensões da acessibilidade, na perspectiva de Sassaki (2014) e as consequentes barreiras advindas daí, dentre elas a atitudinal. No capítulo 3, intitulado “A instituição de Ensino como instância de inclusão social: podemos admitir uma Educação que não seja inclusiva? ” provocamos reflexões sobre o paradigma da Educação Inclusiva e as velhas práticas pedagógicas, por vezes, “excludentes”, na perspectiva de Rodrigues (2006). Outra provocação para reflexão é sobre a “Educação do futuro”, baseada nas “cinco utopias”, também de Rodrigues (2014). pt_BR
dc.format.mimetype application/pdf pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.subject Pessoas com deficiência pt_BR
dc.subject Psicologia educacional pt_BR
dc.subject Inclusão social pt_BR
dc.title Acessibilidade atitudinal; Barreiras atitudinais; Pessoas com deficiência; Educação Profissional e Tecnológica; Psicologia e Ensino pt_BR
dc.type outros pt_BR
dc.degree.program Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT pt_BR


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