As faces do planejamento na escola: uma análise do processo de planejamento em uma escola pública estadual gaúcha
Show simple item record
dc.contributor.advisor |
Crespam, Cristina Ceribola |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Delfino, Fabiane Chies |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2021-09-02T00:33:07Z |
pt_BR |
dc.date.available |
2021-09-02T00:33:07Z |
pt_BR |
dc.date.issued |
2020 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/408 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho tem por objetivo analisar o processo de planejamento em uma escola pública estadual gaúcha. O referencial teórico deste trabalho foi dividido em dois temas: gestão escolar e planejamento. Para o alcance dos objetivos foi realizada uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa, que se utilizou das técnicas de pesquisa bibliográfica e entrevista. As entrevistas foram realizadas com seis professores e quatro alunas da escola estudada. Como principais resultados verificou-se que há possibilidade de avanço no entendimento e na implementação do planejamento estratégico como ferramenta de gestão na escola; o planejamento foi conteúdo que fez parte de cursos em diversos níveis de formação dos entrevistados; a equipe diretiva e os professores são responsáveis pela realização dos processos de planejamento na escola, tendo por foco diferentes tipos de planejamento; e todos os entrevistados apresentaram argumentos que confirmam a importância do planejamento na escola. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This paper aims to analyze the planning process in a state public school in Rio Grande do Sul. The theoretical framework of this work was divided into two themes: school management and planning. To achieve the objectives, an exploratory research with a qualitative approach was carried out, which used the techniques of bibliographic research and interview. The interviews were conducted with six teachers and four students from the school studied. As main results it was verified that there is a possibility of progress in the understanding and implementation of strategic planning as a management tool in the school; the planning was content that was part of courses at different levels of training of the interviewees; the management team and teachers are responsible for carrying out the planning processes in the school, focusing on different types of planning; and all respondents presented arguments that confirm the importance of planning at school. |
en |
dc.format.mimetype |
application/pdf |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Escolas - Organização e administração |
pt_BR |
dc.subject |
Gestão escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Escola pública |
pt_BR |
dc.title |
As faces do planejamento na escola: uma análise do processo de planejamento em uma escola pública estadual gaúcha |
pt_BR |
dc.type |
Trabalho de conclusão de especialização |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
pt_BR |
dc.degree.level |
Especialização |
pt_BR |
dc.degree.date |
2020 |
pt_BR |
dc.degree.local |
Feliz, BR-RS |
pt_BR |
dc.degree.department |
Campus Feliz |
pt_BR |
dc.degree.specialization |
Especialização em Gestão Escolar |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account